Café Vocacional abre hoje em Valência com oração pelas vítimas do acidente
2006-07-04 22:17:31

Em gesto de solidariedade para com as vítimas do acidente de metro, ontem registado em Valência, voluntários do Café Vocacional promovem esta tarde, naquela cidade espanhola, um momento de oração na capela do respectivo Café, que estará aberto, desde hoje até ao dia 8 de Julho.

Seguindo uma experiência realizada nos Estados Unidos em preparação para a Jornada Mundial da Juventude de Toronto, a ideia do Café Vocacional surgiu a partir “da inquietude de poder oferecer aos participantes da jornada um ambiente no qual se pudesse, por um lado, descansar e conviver, desfrutar de música ao vivo e poder consultar gratuitamente os seus correios electrónicos, e também aproximar-se da sacramento da reconciliação ou um momento de adoração eucarística para ir aprofundando nas experiências desses dias”, explicou Georgina Trías, a directora deste Café, em entrevista à Agência Zenit. O sucesso da experiência foi repetido o ano passado em Colónia, no Encontro Mundial da Juventude com Bento XVI, por onde passaram mais de 16 mil jovens.

Este ano, em Valência, o «Café Vocation.com» está localizado a cerca 800 metros do lugar onde decorrerão os encontros com o Papa, instalado num hotel daquela cidade.
“O Papa não se cansa de recordar-nos que a família tem um papel primordial para a transmissão da fé aos jovens, e estamos convencidos, como ele nos ensina, que a família cristã é o lugar de onde poderão brotar as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada do futuro. Por isso, não podia faltar”, refere Georgina Trías.

Segundo esta responsável o «Café Vocation.com» procura ser um serviço à Igreja, que promove todas as vocações na Igreja”, e por isso conta também com a presença de diversos bispos. “Em outras edições do Café, alguns deles vieram compartilhar o seu testemunho e a história da sua vocação com quem nos visita, e isso é para nós uma grande motivação”.

Depois do V Encontro Mundial das Famílias de Valência, o «Café Vocation.com» marcará presença no programa oficial da Jornada Mundial da Juventude de Sydney em 2008.