Novas tecnologias para captar mensagem da catequese
2006-07-03 22:28:43

A utilização das novas tecnologias nas sessões de catequese faz com que as crianças, adolescentes e jovens captem mais facilmente a mensagem que é transmitida. A ideia foi apresentada pela coordenadora da Equipa Arciprestal de Catequese de Braga, Maria Amélia Coelho, a propósito de um encontro arciprestal de coordenadores de catequese que reuniu, na igreja de Lamas, Braga, aproximadamente 50 elementos, oriundos de 22 paróquias do arciprestado.

Através da iniciativa, procurou-se sensibilizar os participantes para a utilização das novas tecnologias na catequese. As novas tecnologias «obrigam a ter uma maior atenção. As crianças hoje em dia vivem este mundo. A catequese tem que acompanhar o mundo actual. É preciso tirar a mais-valia das coisas». “MP3”, “pen”, computador, nomeadamente apresentações em “Power Point”, retroprojector, projector de “slides”, equipamento multimédia, leitor de DVD e gravador são alguns instrumentos que os catequistas podem utilizar.

Durante o encontro de ontem, que englobou um almoço-partilhado, a organização apresentou livros e alguns destes materiais associados às novas tecnologias, que podem ser utilizados nas sessões de catequese. Algumas das novas tecnologias foram também utilizadas nos dois momentos de oração que o encontro englobou.

A propósito da utilização das novas tecnologias nas paróquias do arciprestado bracarense, Maria Amélia Coelho disse que já há quem as use. Mas algumas paróquias não têm os materiais necessários, estando «aquém em termos de meios». No entanto, «não é preciso as paróquias terem. Basta haver uma partilha» entre pessoas que dispõem desses meios.

Noutros casos, os «catequistas mostram interesse nas novas tecnologias, mas, por vários motivos, os párocos não avançam». Durante a reunião de ontem, foi divulgado o “site” da internet das Paróquias da Cidade de Braga, disponível no endereço www.paroquiasdebraga.org. «Os catequistas ficaram entusiasmados. Alguns não sabiam que as paróquias da cidade já tinham um “site”».

O encontro incluiu uma conferência sobre “Globalização evangélica”, pelo padre Francisco Carreira, director espiritual do Seminário Nossa Senhora da Conceição. O pároco de Nogueiró e de Tenões, padre Miguel Ângelo, falou sobre “Pedagogia avançada” e “Sistemas de comunicação”. Esta iniciativa que se realizou na igreja de Lamas marcou o encerramento deste ano de actividades. O próximo vai ser programado durante este mês.