É necessário dar prioridade à evangelização
2001-07-07 16:49:11

Com o objectivo de assinalar o lançamento do Programa Diocesano de Pastoral 2001-2004, D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa, emitiu uma Carta Pastoral onde sublinha as novas realidades que, no início do novo milénio, constituem desafios de especial exigência à missão da igreja.

“A urgência da formação e a prioridade a dar à evangelização”, são aspectos bem presentes no lançamento do Programa Diocesano de Pastoral, um programa que conforme D. José afirma na sua Carta Pastoral terá como linha de orientação a Carta Apostólica do Papa João Paulo II, “Novo Millenio Ineunte”. Partindo desta Exortação, o Patriarca de Lisboa renova o apelo do Papa pedindo aos cristãos do patriarcado para que sejam fiéis ao Evangelho, numa fidelidade que nunca será completa se não desenvolver a sua vocação missionária.
Sublinha que “Jesus Cristo e o seu apelo à santidade” é a grande prioridade do Programa Pastoral, a partir do qual dimanam todas as outras prioridades, as quais nos próximos três anos, vão ter muito presentes as novas de formas de amor ao próximo, designadamente os pobres, os isolados, os aflitos e os que gritam a sua dor.
D. José Policarpo deixa igualmente um apelo à mobilização dos cristãos para o Congresso Internacional sobre a Evangelização, a ter lugar em Lisboa, no ano de 2005. E acentua que o anúncio querigmático de Jesus Cristo deve ser uma atitude permanente, um esforço que se prolonga por toda a nossa existência. Também “a evangelização do amor humano tem de fazer parte da catequese fundamental”, que deve implicar “um acompanhamento do casal e da família ao longo do tempo, integrados numa comunidade de fé”. E deixa um apelo aos jovens para que se deixem cativar por Jesus Cristo bastando para isso que “O encontrem e o conheçam”. E recorda aos cristãos que se anunciarem Jesus Cristo aos jovens, o Senhor chamará muitos a seguirem-No pelo caminho da consagração sacerdotal.