Primeiro Café Cristão em Portugal
2006-06-19 22:09:56

A ideia é originária do Canadá, e surge agora em Portugal na paróquia da Amora, na diocese de Setúbal. O primeiro Café Cristão, vai abrir no próximo dia 24 de Junho, e conta com a presença de D. Gilberto Canavarro dos Reis, o bispo da diocese, que presidirá à missa de inauguração e benção solene do espaço.

São cerca de 400 metros quadrados, destinados ao convívio e a “comunicar o amor de Deus a cada pessoa que lá vai”, disse à Agência ECCLESIA António Manuel Andrade, um dos responsáveis por este projecto.
“A ideia surge como resposta aos desafios da Nova Evangelização”, explicou, e como resultado de uma outra actividade da paróquia de Amora que procurava ir ao encontro de jovens de rua, com problemas de alcoolismo e toxicodependência.

A actividade desenvolvida com estes jovens foi dando os seus frutos e, salienta, “reconhecemos a falta de um lugar onde pudéssemos fazer algum acolhimento, de forma mais organizada”.
Depois de alguma procura o espaço apareceu e, com o auxílio da comunidade paroquial, encontraram um espaço que a partir do próximo fim de semana vai estar, diariamente,aberto ao público, como “projecto de evangelização dirigido aos jovens”, frisa.

De Domingo a quinta, o café cristão abre das 16h às 23h, e às sextas e sábados encerra cerca de uma hora mais tarde, devido ao concertos de música ao vivo que estão previstos. Neste espaço poder-se-á encontrar, para além de um serviço de café com cerca de 80 mesas, música, actividades ligadas às artes, dança, teatro, colóquios, e apoio escolar.

Uma capela vai estar ainda à disposição dos jovens “que vão sendo sensibilizados para a fé, de modo a que possam receber o sacramento da reconciliação”, acrescentou António Manuel Andrade.