paroquias.org
 

Notícias






Ângelo Branduardi em concerto
2001-07-07 16:48:25

No dia 13 de Julho (Sexta feira) às 22h00, no Adro da Sé de Viseu, realizar-se-á um grande Concerto musical centrado sobra a figura de São Francisco de Assis.


O espectáculo proposto por Ângelo Branduardi em tourné europeia, coloca-se idealmente na senda dos grandes “Caminhos” que levavam os peregrinos até Roma para celebrar o Jubileu. Em Portugal, este caminho cruza-se com o Caminho de Santiago de Compostela.
A cenografia e a realização, inspiram-se ao conceito franciscano de “infinitamente pequeno”, segundo o qual o átomo tem em si o infinito e a divindade. O realizador, seguindo este conceito, desenvolveu a ideia que de um lugar pequeno, é possível contemplar um mundo infinitamente maior.
O palco, portanto, torna-se um pequeno quarto que dá para uma grande janela, atrás da qual desenvolve-se a vida do micro e do macro cosmo. O teatro é um pequeno nada para ver o grande tudo.

«Cantarei S. Francisco nas Igrejas da Europa»

Uma tournée europeia cantando S. Francisco.
102 concertos de Abril de 2000 a Abril de 2001, dos quais 60 em Itália e os outros na Alemanha, na Bélgica, na Espanha e Áustria. Mais de 200 mil CD’s vendidos.
São os dados do sucesso da última obra musical do cantor italiano Ângelo Branduardi, dedicada a São Francisco de Assis, realizada por explícita solicitação da Família Franciscana. Dos 60 concertos italianos, 40 realizaram-se por intermédio dos frades franciscanos, com uma notável participação de jovens e até de bispos e cardeais.
No dia 28 de Junho no âmbito das iniciativas pós Jornada Mundial da Juventude do Jubileu realizou-se em Roma o primeiro concerto de uma tournée de 18 exibições que se realizarão ao longo de todo o verão, passando no dia 13 de Julho pela cidade de Viseu.

O porquê do sucesso...
Uma importante característica desta obra é que Branduardi deixa falar directamente os escritos de S. Francisco. E Francisco de Assis continua a fascinar por ser um santo rico de humanidade.
«Francisco me atrai pela sua maneira de ser luminosa, solar – afirma Branduardi - , pela sua energia vital. Francisco adorava cantar e para o “Cantico do Irmão Sol”, escreveu uma música que ficou perdida. Eu quis dar voz às suas palavras».

Branduardi em Viseu...
No dia 13 de Julho, Ângelo Branduardi estará no Adro da Sé de Viseu, graças à Câmara Municipal que acolheu a proposta feita pelos franciscanos da Igreja dos Terceiros e colocou o concerto no ponto alto do programa das festas «Viseu Naturalmente».
Naquele dia, não só Branduardi, mas também S. Francisco estará presente e mais próximo ao mundo juvenil, com uma mensagem de paz e de harmonia entre os povos, com uma mensagem de amor e de globalização da solidariedade para com os pobres, com uma maneira juvenil de comunicar a perfeita alegria: a música.
O interesse e toda a disponibilidade demonstrada pela Câmara Municipal de Viseu, são um sinal de grande sensibilidade pelos valores humanos e cristãos que marcaram a Europa graças através à intervenção de grandes figuras de santos, como Francisco de Assis e António de Lisboa, pelos caminhos dos peregrinos da Idade Média.

frei Fabrízio Bordin
franciscano

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia