paroquias.org
 

Notícias






Fundação promove colóquio sobre liberdade religiosa
2006-05-31 23:21:24

Esta iniciativa visa promover o debate sobre a liberdade religiosa, um direito fundamental que continua a ser ignorado ou desrespeitado em muitos Estados, tanto por via de lacunas nas legislações nacionais ou pela própria actuação das autoridades nacionais competentes nesta matéria.

De forma a "denunciar as situações dramáticas vividas actualmente pelas comunidades religiosas em algumas regiões, como o Médio Oriente, a Ásia ou a África Central", a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre convidou especialistas e representantes da Igreja Católica que irão dar o seu testemunho sobre a perseguição e discriminação religiosa em países como o Iraque, o Paquistão ou em Israel e Palestina.

O diálogo inter-religioso no contexto da globalização, num período dominado pelo receio do extremismo fundamentalista e do "choque das civilizações" será outro dos temas em análise.

As conferências serão realizadas por Mons. Willem de Smet, osb, Bispo Emérito do Líbano e Presidente Internacional Honorário da Ajuda à Igreja que Sofre; Mons. Joseph Coutts, Bispo de Faisalabad, Paquistão, e Marie-Ange Siebrecht, chefe do Departamento de Projectos para o Médio Oriente da Ajuda à Igreja que Sofre.
No colóquio será também apresentado publicamente o "Relatório 2006: Liberdade Religiosa no Mundo", pelo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves.

Este relatório, publicado anualmente pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, analisa a situação em matéria da liberdade religiosa em 116 países, fornecendo ainda estatísticas sobre as confissões religiosas, o número de refugiados e de deslocados internos, bem como dados demográficos em cada um dos países estudados.

O documento será este ano divulgado internacionalmente e no mesmo dia, em Portugal, na Itália e na Polónia – países onde será publicada a edição do "Relatório 2006: Liberdade Religiosa no Mundo".
O colóquio é organizado em colaboração com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa e a Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados.

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
David Silva - info@fundacao-ais.pt

Fonte AIS Notícias

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia