paroquias.org
 

Notícias






Papa critica na Polónia falsificações do cristianismo
2006-05-28 23:10:34

O Papa Bento XVI criticou ontem de manhã, em Varsóvia (Polónia), as falsificações do cristianismo, numa alusão implícita à polémica gerada pelo filme O Código Da Vinci, cujo argumento fala de uma alegada descendência de Jesus.

"Como nos séculos passados, também hoje há pessoas ou grupos que querem falsificar a palavra de Cristo e retirar a verdade ao Evangelho", lamentou o Papa, perante uma multidão que a polícia polaca calculou em 270 mil pessoas.
"Segundo essas pessoas, esta verdade é muito incómoda para o homem moderno", afirmou Bento XVI. "Procura-se criar a impressão de que tudo é relativo e que mesmo as verdades da fé dependeriam da situação histórica e da avaliação humana."
Na sua homilia, nesta primeira missa de multidão da viagem à Polónia, o Papa alemão apelou aos crentes para que resistam à "tentação do relativismo e da interpretação subjectiva e selectiva das escrituras sagradas".
A missa durou cerca de duas horas, segundo o relato da AFP. Bento XVI leu alguns excertos da homilia em polaco, mas o resto fê-lo em italiano, depois traduzido. Começou por se referir ao seu "bem-amado predecessor", cativando desse modo a multidão: "Como não agradecer a Deus por tudo o que se conseguiu no vosso país e no mundo inteiro durante o pontificado de João Paulo II?"
No mesmo lugar onde o Papa Wojtyla celebrou a missa da sua primeira histórica visita à Polónia, em 1979, Ratzinger acrescentou: "Perante os nossos olhos, as pessoas de numerosos países reconquistaram a liberdade e o sentido da dignidade."
O Papa referia-se à queda dos regimes comunistas do Leste europeu, a partir de 1989. "Permaneçam fiéis à palavra de Cristo, mesmo quando ela é exigente e humanamente difícil de compreender", exortou ontem o Papa Bento.
Muitos fiéis, nota a reportagem da AFP, deslocaram-se muito cedo para a Praça Pilsudski, no centro da capital polaca, a fim de garantir um bom lugar diante do altar principal. Ali permaneceram durante horas, sob uma chuva impiedosa que continuou a cair durante a missa.
Ao fim da tarde, no santuário da Virgem Negra de Jasna Gora, em Czestochowa (no Sul do país), Bento XVI fez um aviso às correntes integristas e fundamentalistas dentro da Igreja Católica: "A sabedoria evangélica (...) deve ser levada com maturidade, sem infantilidade e sem agressividade, ao mundo da cultura e do trabalho, aos meios de comunicação e à política, à vida familiar e social."
Na Polónia, a poderosa Radio Maryja (Maria) é a representante maior destes grupos. Recentemente, o episcopado polaco alertou para a necessidade de a emissora se distanciar da política partidária e não alimentar o anti-semitismo, mas a rádio continuou a sua linha editorial, apoiando inclusivamente os conservadores do Direito e Justiça, no poder.
Hoje, Bento XVI dedicará o dia a visitar os lugares ligados à infância e juventude de João Paulo II. Amanhã, a missa em Cracóvia (de manhã) e a visita ao campo de extermínio dos nazis em Auschwitz serão os dois pontos altos da visita.

António Marujo

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia