Madre Rita junta fiéis
2006-05-28 22:50:25

O entusiasmo em torno da beatificação da madre Rita promete juntar hoje mais de 60 mil fiéis em frente à Sé de Viseu, onde decorrem as celebrações religiosas em honra daquela que ficou conhecida como Apóstola da Família. A PSP aconselha a que se chegue cedo.

“Estamos a viver com grande alegria esta justa homenagem. Vai ser uma cerimónia linda e inesquecível, com a qual sonhamos há muitos anos”, afirma a irmã Fátima Pereira, da irmandade da madre Rita.

As paróquias responderam ao apelo lançado pelo Administrador Apostólico da diocese de Viseu, D. António Marto e hoje é esperada uma festa nacional da fé em Viseu. Só em viagens organizadas estima-se que rumem a cidade mais de 300 autocarros.

Como as ruas de acesso à Sé – Calçada da Vigia e Dr. Luís Ferreira – vão ser encerradas ao trânsito a partir das 07h45, a PSP pede aos visitantes que cheguem o mais cedo possível para evitar congestionamentos.

Segundo o comandante distrital da PSP de Viseu, intendente Constantino Ramos, o método mais seguro é estacionar nos parques periféricos, na zona da Feira de S. Mateus e do mercado semanal, e deslocar-se a pé até ao adro da Sé.

A missa solene, presidida pelo cardeal D. José Saraiva Martins, presidente para a Congregação Pontifícia para a Causa dos Santos, terá início às 16h00. No recinto, será instalado um ecrã gigante que permitirá aos fiéis seguir a eucaristia com mais pormenor.

Esta é a primeira beatificação na história da diocese de Viseu e os cristãos estão ansiosos pelo momento em que os actos heróicos da madre Rita serão enaltecidos.

Para o demonstrar, está previsto que os sinos toquem em todas as capelas e igrejas da diocese, à mesma hora que se iniciam as celebrações religiosas.

“A madre Rita foi uma pessoa que lutou muito pelas mulheres desfavorecidas e pelas crianças. Numa altura em que se fala tanto nos maus tratos que sofrem as crianças, a sua missão está mais actual do que nunca”, desabafa Joaquina Fernandes, de 72 anos, devota fervorosa da nova beata.

MIRACULADA ESTARÁ PRESENTE

A brasileira que diz ter sido curada por intercessão da madre Rita Amada de Jesus vai marcar presença nas celebrações de hoje, em Viseu, revelou a irmã Madalena Costa, postuladora para a causa da beatificação da madre Rita. A mulher, de 59 anos, reside em Claravau, na região de Franca, no Brasil.

Em 1989, quando estava à beira da morte por causa de uma doença nos intestinos, agarrou-se a pedaço de tecido que pertenceu à madre Rita e disse para os médicos: “É esta que me vai salvar”. E assim aconteceu. A doença foi ultrapassada e o processo de beatificação foi iniciado em 1991, pelo então bispo de Viseu, D. António Monteiro.

Há três anos, o Papa João Paulo II proclamou a heroicidade das virtudes da religiosa e, um ano depois, foi aprovado o milagre para a beatificação. A madre Rita destacou-se também pelo trabalho na educação com vista à formação de boas famílias.

Francisco Pedro, Leiria

Fonte CM