Bento XVI reitera compromisso pela «plena unidade» entre os cristãos - Caminhos práticos passam pela acção caritativa e a atenção aos matrimónios interconfessionais
2006-05-25 22:19:13

Bento XVI deixou esta tarde, na Polónia, votos para que os cristãos caminhem rumo à “unidade plena e visível” entre si. O Papa falava na Igreja Luterana da Santíssima Trindade de Varsóvia, onde concluiu o seu primeiro dia neste país com um Encontro Ecuménico.

Apelando ao “amor recíproco” que o Evangelho determina, Bento XVI espera que as Igrejas Cristãs possam assumir, em conjunto, dois compromissos concretos: o primeiro relativo ao serviço da caridade, no encontro com os irmãos “que se encontram na necessidade, onde quer que seja”; o segundo é promover “um programa comum de solicitude pastoral” rumo aos matrimónios interconfessionais.

Estas uniões, apesar das dificuldades que podem criar, são para o Papa oportunidade “para que se criem laboratórios práticos de unidade”. Para que isso aconteça, frisou, é necessário que haja verdadeira “compreensão e maturidade entre os fiéis de ambas as partes, bem como nas comunidades de onde provêm”.

Estas propostas de trabalho comum marcaram, claramente, a saudação que o Papa dirigiu neste encontro com representantes de Igrejas e comunidades eclesiais congregadas no Conselho Ecuménico Polaco.
Repetindo o que disse logo no início do seu pontificado, Bento XVI assegurou que será uma “prioridade” do seu ministério procurar que os cristãos atinjam “a plena e visível unidade entre si”, para levar a mensagem de Cristo “a todos os homens da terra”.
A altura foi aproveitada para saudar, ainda, os progressos registados nos últimos tempos rumo à recíproca “compreensão e aproximação”, em especial os “sucessos concretos” na Polónia.

O Papa mostrou-se optimista, lembrando que ao longo dos últimos anos tiveram lugar acontecimentos significativos para o ecumenismo, como a publicação da encíclica “Ut unum sint”, de João Paulo II, o acordo cristológico com as Igrejas pré-calcedonianas, a Declaração de Augsburgo sobre a Doutrina da Justificação, o encontro por ocasião do Jubileu de 2000, o reinício do diálogo teológico católico-ortodoxo a nível mundial e a participação de quase todas as Igrejas e Comunidades eclesiais.