paroquias.org
 

Notícias






Senhora dos Navegantes invocada por pescadores
2001-07-07 16:00:42

O forte calor e o trânsito caótico que ontem se registaram na Fonte da Telha, concelho de Almada, não conseguiram demover os pescadores, que transportaram o andor, e populares que acompanharam a procissão da Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira daquela localidade.

Com partida da capela com o nome da santa, o cortejo dirigiu-se até ao Largo dos Pescadores, onde teve lugar uma missa campal.
"As festas da senhora dos Navegantes já se realizam há mais de 50 anos, mas esta é a primeira vez que se realiza uma missa ao ar livre", explicou ao JN, José Martins, membro da direcção do Grupo Desportivo "Os Navegantes da Fonte da Telha", entidade responsável pela organização das comemorações. O cortejo foi acompanhado pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Almada e pelos escuteiros de São Domingos de Rana.

Momentos de aflição
Após a celebração, foi a vez dos barcos, que já se encontravam engalanados no areal, serem abençoados pelas autoridades eclesiásticas. "Os pescadores têm uma enorme devoção pela santa, e muitos são os que por ela clamam em momentos de aflição. Há mesmo o caso de um pescador que pediu ajuda à Senhora dos Navegantes, em momento de aflição no mar, e diz que não se tinha salvo sem a sua intervenção", relatou aquele responsável.
A história desta santa já se perdeu no tempo. Contam os mais velhos que tudo começou, há largas dezenas de anos, quando um grupo de pescadores encontrou, a seis ou sete quilómetros a Sul da Fonte da Telha, uma pedra cujos contornos se assemelhavam à figura de Nossa Senhora. A pedra foi levada para a povoação e nela foi esculpida a imagem daquela que ficou conhecida como Senhora dos Navegantes. "Infelizmente a imagem verdadeira foi roubada há alguns anos, e a figura que hoje existe é uma réplica", contou José Martins.
As festividades começaram na véspera de São João com um arraial em que as sardinhas foram oferecidas pelos pescadores. No sábado à noite decorreu um baile em honra da santa e ontem as festividades começaram logo cedo com uma missa na capela da Senhora dos Navegantes. Em seguida, teve lugar uma corrida entre barcos de pescadores.
À noite, um outro baile encerrou as comemorações com a entrega dos prémios aos barcos vencedores da corrida e do concurso. No Largo dos Pescadores, onde decorreram arraial e bailes, esteve ainda patente uma exposição de réplicas de barcos - cujos proprietários e tripulações são originários da Fonte da Telha - todos construídos por um pescador.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia