paroquias.org
 

Notícias






Conferência das Igrejas Europeias premeia jornalista português - António Marujo é jornalista do ano, na área do religioso
2006-05-22 21:44:35

O jornalista e escritor António Marujo, especialista em assuntos religiosos, ganhou o prémio de “jornalista religioso do ano”, atribuído pela fundação americana "John Templeton”. O anúncio foi feito, hoje, 22 de Maio, em Genebra, na Suíça, pelo gabinete de comunicação da Conferência das Igrejas Europeias (KEK).

O objectivo é premiar jornalistas que escrevam sobre religião em órgão de imprensa laicos com exactidão, imparcialidade e espírito ecuménico.
O prémio, de cinco mil francos suíços, já tinha sido ganho, por António Marujo, em 1995 e é a primeira vez que é entregue, por duas vezes, à mesma pessoa. A entrega do prémio será feita a 6 de Julho, em Lisboa.
Entre os trabalhos que valeram o prémio ao jornalista do "Público" destacam-se, entre outras, peças sobre a iniciativa “A Bíblia em Festa” - por ocasião do ICNE - intitulada “Bono Vox, bebedor de vinho e leitor da Bíblia”, e uma entrevista com José Tolentino Mendonça, padre, poeta e professor, intitulada de "Jesus é um mistério fascinante, ainda por descobrir".
O júri considerou que António Marujo está “fascinado por algo muito mais profundo do que a Igreja”, ou seja, “o mistério da própria Igreja”.
Nascido em 1961, António Marujo tem várias obras publicadas na área da religião. É jornalista do “Público” desde a sua fundação, em 1989, tendo trabalhado anteriormente no “Diário de Lisboa” e no “Expresso”.
José Manuel Fernandes, director do “Público”, declarou que este prémio “é motivo de orgulho”.
A KEK é uma organização que congrega 125 Igrejas Ortodoxas, Protestantes, Anglicanas e Vetero-Católicas de todos os países da Europa, para além de mais 40 associados.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia