Papa defende papel central de Pedro no início da Igreja
2006-05-17 23:14:16

Bento XVI manifestou-se esta manhã contra os que pretendem transformar o Cristianismo, segundo a sua própria visão, e defendeu o papel central de Pedro no início da Igreja.

“Depois de Jesus, Pedro é a pessoa mais conhecida do Novo Testamento e os Evangelhos permitem seguir o seu itinerário espiritual”, disse aos milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Defendendo que é necessária a humildade suficiente para abdicar de visões pessoais e perceber que “é o Senhor quem nos indica o caminho”, o Papa dedicou a catequese da audiência geral desta semana à figura de São Pedro e à sua importância na história da Igreja. Para as próximas semanas fica a promessa de passar pelas figuras de todos os Apóstolos.
Bento XVI lembrou os momentos de hesitação de Pedro perante “o projecto (de Jesus) que ultrapassava as suas perspectivas”, mas sublinhou a coragem do chefe dos Apóstolos, que “disse sim e se tornou discípulo de Jesus”.
A afirmação de fé na divindade de Jesus («Tu és o Cristo») feita por São Pedro é, para o Papa, “a semente da confissão de fé da Igreja”, mesmo quando não compreende totalmente a figura do Mestre.
“Jesus apresenta-se como o «Deus humano» que desfaz as expectativas da multidão ao tomar um caminho de humildade e sofrimento”, lembrou.
Na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, o Papa falou da “vocação do Apóstolo Pedro, na dupla dimensão de seguidor de Cristo e na fundamentação da entrega dos verdadeiros seguidores do Mestre: os que respondem ao seu chamamento com uma autêntica renúncia assumida, por amor a Deus, com a cruz”.