Espiritualidade em comunhão com a Igreja que Sofre
2006-05-16 23:28:52

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre pretende aumentar o número de iniciativas pastorais promovidas em Portugal, cumprindo assim um dos seus principais objectivos espirituais.

Porque só através de um diálogo de Amor com Deus, através da escuta da Sua Palavra, é que poderemos entrar na Sua intimidade e sermos verdadeiros profetas do nosso tempo, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre irá promover um Curso de Lectio Divina, orientado por D. Joaquim Ferreira Lopes, ofmcap, Bispo de Dundo, Angola, que terá lugar dias 14 a 17 de Junho, no Santuário de Fátima.
O objectivo principal deste curso é a aprendizagem e o aperfeiçoamento de um método de oração, meditação e contemplação da Palavra de Deus que remonta aos primeiros séculos da Igreja. Passando por momentos de grave perturbação e instabilidade, o mundo de hoje necessita, mais do que nunca, da nossa oração profunda e íntima com Deus.
Ainda em Fátima haverá, no dia 13 de Julho, um encontro de oração para todos os que quiserem juntar-se à Fundação, rezando e pedindo a Deus todas as bênçãos para a nossa Obra.
Também integrada no seu Programa Pastoral para 2006, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre irá realizar uma Peregrinação a Jerusalém, nos dias 13 a 20 de Outubro de 2006. Esta peregrinação será orientada pelo P. Henrique Rios, sj.
Sendo a família, igreja doméstica e núcleo da sociedade, irá ser realizado um retiro para namorados, noivos e casais com o P. João Luís Ferreira, no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, em Fátima, nos dias 30 de Novembro a 3 de Dezembro.
Para os mais novos, a última proposta para este ano será um Retiro de Jovens a realizar-se de 7 a 10 de Dezembro, com P. Hermínio Vitorino, sj, no Santuário de Fátima.
O serviço pastoral e espiritual é parte essencial da missão desta Obra caritativa católica. Convidamos os nossos benfeitores e amigos, bem como todos os interessados, a participarem nestas iniciativas, estando assim, em comunhão com a Igreja perseguida e com todos aqueles que sofrem em silêncio.

Pedro Andrade/FAIS