Um Povo Pascal é um Povo Peregrino...
2006-05-10 22:20:53

Convocada pelo Bispo Diocesano a Igreja de Coimbra vai peregrinar até ao Santuário de Fátima nos próximos dias 6 e 7 de Maio, Domingo do Bom Pastor, dia em que termina a Semana Mundial de Oração pelas Vocações .

Vão como peregrinos a Fátima pois acreditam que a oração é eficaz e, por isso, querem pedir ao Senhor, como Ele mesmo incentivou: “Pedi ao Senhor da Messe que mande operários para a sua messe”(Mt 9, 38), por intercessão de Sua Mãe, que conceda à Igreja diocesana de Coimbra mais vocações ao presbiterado, à vida religiosa e missionária, à vida consagrada secular.
Fazem-se peregrinos também para que todos tomem consciência de que são uma porção do Povo de Deus chamado a viver segundo o dinamismo da Páscoa de Jesus, isto é, são convidados a serem testemunhas das maravilhas que o Senhor realizou. Como Povo Pascal são chamados a tomar consciência de que todos são responsáveis nesta missão de incentivar e acompanhar, de fazer despertar no coração das crianças e dos jovens das comunidades cristãs, a vocação.
Esta peregrinação será também uma oportunidade para, em ambiente de oração e de festa, todos se descobrirem como um Povo que vive e acolhe o “Evangelho da Esperança” e se compromete a ser um “Povo que chama”, que interpela, um Povo que na diversidade de ministérios e carismas é cada vez mais um Povo peregrino com e para Deus Trindade.
São estes os objectivos da peregrinação que foram apresentados por D. Albino Cleto, Bispo da diocese, na sua recente nota pastoral “Faça-se em Mim”.
Colocar na agenda das comunidades cristãs o Evangelho da vocação é o objectivo desta peregrinação.
A diocese de Coimbra tem neste momento um clero cuja média de idades anda pelos 66 anos. Esta porção do Povo de Deus é constituída por uma população de cerca de 500.000 habitantes, distribuídos em 268 comunidades paroquiais, o presbitério desta diocese têm neste momento cerca de 150 presbíteros e 8 diáconos permanentes. No Seminário Maior, no curso Filosófico-Teológico, encontram-se 8 seminaristas, no tempo propedêutico estão dois candidatos ao seminário Maior. O Pré-Seminário diocesano conta este ano com cerca de 35 rapazes.
Na alegria da Páscoa, unidos ao Bom Pastor e confiados na intercessão maternal de Maria, os cristãos de Coimbra fazem-se peregrinos a Fátima para reavivar o dom de Deus e comprometerem-se a proclamar com mais fé e Esperança o convite de Jesus: “Vem e segue-me”.
Na Diocese estão a organizar-se formas diversificadas para a participação nesta peregrinação a Fátima:

Na maioria das comunidades cristãs estão a organizar-se grupos de peregrinos que vão até Fátima de autocarro.
Está a organizar também uma peregrinação de Bicicleta com partida de Coimbra no dia 5 de Maio.
Há ainda grupos de peregrinos a pé que partem das diferentes comunidades cristãs da diocese, entre os quais um grupo de cerca de 40 pessoas das comunidades paroquiais de Brasfemes, Souselas e Torre de Vilela.

Pela Comissão executiva da Peregrinação
Pe Luís Miranda