Um «blog» analisa a informação sobre a Igreja na imprensa
2006-05-09 22:21:28

Diego Contreras, professor de jornalismo em Roma, criou um «blog», www.laiglesiaenlaprensa.com, para analisar a maneira como a Igreja Católica é tratada e interpretada pelos meios de comunicação, especialmente na imprensa escrita.

Este blog está escrito em espanhol e permite a interação. Contreras, que ensina «Análise e prática da informação» na Faculdade de Comunicação da Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma, explica a Zenit que decidiu começar o blog «para compartilhar com alguns colegas breves comentários e reflexões sobre temas relacionados com a Igreja e a imprensa, ou, mais em geral, com religião e comunicação».

«Pelos retornos que recebo, a maioria das pessoas que visitam a página trabalha no âmbito da comunicação, seja como redator em diferentes meios de comunicação ou como docente em universidades», observa.

Segundo Contreras, «o jornalismo que trata sobre religião é um dos mais livres do mundo. Não digo que não existam também aqui interesses ideológicos, mas está livre --ao menos-- das pressões econômicas ou de poder que se observam em outros campos da informação jornalística».

Para este professor espanhol, «para fazer informação sobre a Igreja ou sobre a religião em geral é preciso ser muito bom profissional, porque deves dar relevância e interesse geral a questões onde o matiz é muito importante. E já sabemos que os matizes costumam ser as primeiras “vítimas” de certo modo de exercer o jornalismo».

Contreras adverte às pessoas que o lêem que «a experiência de correspondente em Roma fez-me ver, contra meu preconceito inicial, que uma porcentagem elevada das notícias sobre a Igreja Católica toca questões relevantes para o ser humano, seja crente ou não. São temas de envergadura com os quais, antes ou depois, acabamos por confrontar-nos».

Para ele, «a informação sobre a Igreja é também um bom termômetro para medir a saúde do jornalismo e das práticas jornalísticas. Mostra mais que outras seções de atualidade qual é o ponto de vista do autor sobre o que escreve». De fato, a esses temas dedicou seu livro «A Igreja Católica na imprensa» (2004, EUNSA).

O professor reconhece «que a religião foi com freqüência o “irmão pobre” em muitos meios de comunicação. E em parte ainda é. Mas me parece que está crescendo o interesse pelos temas humanos de fundo. Um exemplo recente é a instituição na CNN de um correspondente para uma nova seção chamada “fé e valores”».

«Desde meu ponto de vista, em um mundo onde há um excesso de dados soltos e uma grande falta de uma visão de conjunto que lhes dê sentido, tem cada vez mais espaço um jornalismo que não fique na superfície», ressalta.

«Infelizmente o jornalismo atual está ameaçado por vários vírus: um deles é o “infotaiment”, a mescla entre informação e entretenimento com a qual se busca maior audiência. Em definitivo, há que conseguir ser interessante sem cair na banalidade, e isso não está ao alcance de todos», afirma.

ZP06050710

Fonte Zenit