paroquias.org
 

Notícias






Papa coloca novos Cardeais nos Dicastérios da Cúria Romana
2006-05-07 22:29:57

A Santa Sé anunciou esta manhã que o Papa nomeou como novos membros dos Dicastérios da Cúria Romana vários dos 15 Cardeais que criou no primeiro Consistório do pontificado, a 24 de Março de 2006.

Assim, na Congregação para a Doutrina da Fé são colocados os Cardeais Jean-Pierre Ricard e Antonio Cañizares Llovera. Os Cardeais Joseph Zen Ze-kiun e Franc Rodé passam a ser membros da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
O sucessor de Joseph Ratzinger à frente da Congregação para a Doutrina da Fé, o Cardeal William Joseph Levada, passa a integrar também a Congregação das Causas dos Santos, a Congregação para os Bispos e o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
O Cardeal Franc Rodé, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica é nomeado para a Congregação para os Bispos. No seu Dicastério passa a contar com a colaboração dos Cardeais Agostino Vallini e Sean Patrick O'Malley.
Este, por seu lado, integra ainda a Congregação para o Clero e o Conselho Pontifício da Cultura.
O Cardeal Vallini fará também parte do Conselho Pontifício dos Textos Legislativos e da Administração do Património da Sé Apostólica.
Ao antigo secretário pessoal de João Paulo II, Cardeal Stanisław Dziwisz, Bento XVI reservou funções na Congregação para a Educação Católica e no Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, onde ainda foram nomeados novos membros os Cardeais Gaudencio B. Rosales (também assume funções no Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso) e Nicolas Cheong Jinsuk (membro, ainda, do comité de presidência do Conselho Pontifício para a Família).
A Congregação para a Evangelização dos Povos passa a contar com os Cardeais Joseph Zen Ze-kiun e Carlo Caffarra (também membro do comité de presidência do Conselho Pontifício para a Família).
O Cardeal Jorge Urosa Savino é nomeado membro do Conselho Pontifício Justiça e Paz, bem como da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Os Cardeais criados por Bento XVI no último consistório foram os seguintes:
D. William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé;
D. Franc Rodé, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;
D. Agostino Vallini, prefeito do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica;
D. Jorge Urosa Sabino, Arcebispo de Caracas, Venezuela;
D. Gaudencio Rosales, Arcebispo de Manila, Filipinas;
D. Jean-Pierre Ricard, Arcebispo de Bordéus, França;
D. Antonio Cañizares, Arcebispo de Toledo, Espanha;
D. Nicholas Cheong Jin-Suk, Arcebispo de Seul, Coreia;
D. Sean O'Malley, Arcebispo de Boston, EUA;
D. Stanislaw Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia, Polónia;
D. Carlo Caffarra, Arcebispo de Bolonha, Itália;
D. Joseph Zen Ze-kiun, Bispo de Hong Kong.
D. Andrea Montezemolo (com mais de 80 anos), Arcipreste da Basílica de São Paulo fora de Muros ;
D. Peter Poreku Dery (com mais de 80 anos), Arcebispo emérito de Tamale, Gana;
Pe. Albert Vanhoye (com mais de 80 anos), Companhia de Jesus, antigo secretário da Comissão Bíblica Pontifícia.

Cúria Romana
Apesar destas mudanças, nenhuma reestrutração de fundo aconteceu ainda na Cúria Romana, embora se admita que tal possa vir a acontecer neste pontificado. Bento XVI alterou, para já, três chefias de Dicastérios da Cúria Romana. Por força da eleição do Cardeal Joseph Ratzinger como Papa, o Arcebispo William Joseph Levada foi nomeado prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cargo que tinha ficado vago.
Bento XVI nomeou, a 11 de Março, o Cardeal Paul Poupard para Presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, acumulando deste modo com o Dicastério da Cúria Romana a que já presidia, o Conselho Pontifício da Cultura.
O lugar da presidência do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso ficou vago a 15 de Fevereiro, depois Bento XVI ter nomeado o Arcebispo Michael L. Fitzgerald como Núncio Apostólico no Egipto e Delegado da Santa Sé junto da Liga Árabe.
Também a 11 de Março, o Papa nomeou o Cardeal Renato Martino como novo Presidente do Conselho Pontifício da Pastoral para as Migrações e os Itinerantes. Bento XVI aceitara a renuncia, por limite de idade, apresentada pelo Cardeal Stephen Fumio Hamao, unindo deste modo também Conselho Pontifício da Justiça e Paz ao da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia