Comunidades acompanhadas pela Pastoral
2001-06-30 18:42:41

Estimam-se entre 300 a 400 mil os estrangeiros residentes em Portugal, dos quais 80 por cento residem na área da Grande Lisboa, divididos em dois tipos de comunidades, as "novas" e as "velhas".

Como comunidades "velhas" entendem-se aquelas que habitam em Portugal há várias décadas e que, segundo Delmar Barreios, se "encontram relativamente estabilizadas e instaladas, com edifícios e igrejas próprias". Tratam-se das comunidades alemã, francesa, italiana, inglesa, polaca e espanhola, esta última com o maior número de habitantes, estimados entre os 40 e os 50 mil.
Em relação às "novas", elas englobam as comunidades africana, brasileira, timorense e a recente amish, que respeita aos imigrantes vindos dos países de Leste. "Enquanto que os primeiros estão instalados e têm entre eles leigos que ajudam as suas paróquias, é presiso apoiar as novas comunidades que têm imensas carências", prosseguiu o responsável pela Pastoral das Migrações.
Por exemplo, só para a comunidade africana, estimada em cerca de 180 mil habitantes, existe um programa de actividades específico, como a Festa Africana da Páscoa, ou a Celebração do Dia da Juventude. Mas as iniciativas da pastoral não se ficam só por aqui. Todas as semanas, de segunda a sexta-feira, na Rádio Voz de Lisboa, em onda média, pelas 19,10 horas, o programa "Vox Migratorum" dá tempo de antena a todas as comunidades.

Fonte JN