Portugal bom aluno na liberdade religiosa
2001-06-30 18:37:24

Portugal é um "bom aluno" no que toca à liberdade religiosa. Uma classificação favorável, colorida de azul, atribuída pela organização católica "Ajuda à Igreja que Sofre" (AIS), que surpreendeu ao colocar países como a França ou a Alemanha nos primeiros lugares dos países onde a liberdade religiosa é violada ou pode vir a sê-lo fruto de legislação restritiva.

Regra geral, segundo a ACS, a liberdade religiosa está a piorar no Mundo, fruto das guerras religiosas e das mentalidades da Europa de Leste.
O pior classificado é a China, seguida da Indonésia, da Nigéria, do Turquemenistão e da França. Mas o mapa-mundo elaborado pela AIS apresenta uma sub-classificação por cores para os 189 países representados. E a China, por exemplo, aparece a vermelho, por ser comunista. Tal como Cuba, o Tibete, a Coreia do Norte, a Birmânia, o Laos, o Vietname e o Turquemenistão.
Todos os países com legislações restritivas ou onde há pressões sociais limitando a liberdade religiosa estão pintados de castanho. É nesse grupo que surgem a França e a Alemanha, ao lado de Estados como a Rússia e a Turquia. A classificação francesa resulta da lei sobre seitas aprovada há um mês e que, para a AIS, é susceptível de ter consequências na vida dos mosteiros ou a organização de comunidades religiosas.
A Suíça conseguiu escapar ao castanho no passado dia 10 de Junho, dia em que aboliu uma norma de 1874 que subordinava a instituição de novas dioceses católicas à aprovação do governo. O país passou assim a integrar o grupo dos azuis - os que oferecem garantias de plena liberdade religiosa -, ao qual Portugal pertence. Na Europa, são igualmente azuis a Noruega, a Islândia, a Dinamarca, a Holanda, o Reino Unido, o Luxemburgo e o Liechtenstein, a Espanha e Andorra, a Eslováquia, a Moldávia e a Itália.
Na América, o azul cobre todos os países, com excepção do México, da Guiana Francesa e da Colômbia (castanhos). Em África, quase todos são também azuis, uma cor que só não se estende aos países islâmicos (verdes, devido à limitação das liberdades). O negro fica reservado a países como a Indonésia, onde se registam conflitos locais com motivos religiosos.

Fonte JN