paroquias.org
 

Notícias






CREDO - Um DVD sobre o Pontificado de João Paulo II
2006-03-31 22:16:57

Um ano passado sobre a morte de João Paulo II, a Warner Music homenageia esta personalidade incontornável com a edição mundial de CREDO - um DVD dedicado ao Santo Padre.

Para além da retrospectiva do pontificado de Karol Wojtyla, este DVD integra árias sagradas, interpretadas magistralmente por Andrea Bocelli, acompanhado pela Orquestra e Coro da Academia Nacional de Santa Cecília e com direcção do Maestro Myung-Whun Chung. Mais do que um documentário, Credo é um apelo à oração e reflexão sobre o percurso do Papa Peregrino, que marcou a História do século XX e conquistou o coração do mundo.

O DVD – nas lojas a partir de 3 de Abril – é um projecto de Caterina Caselli Sugar, realizado por Alberto Michelini, e reúne as imagens mais marcantes dos 27 anos de Pontificado de João Paulo II, ilustradas por interpretações ímpares de Andrea Bocelli, que aqui canta hinos religiosos retirados do repertório clássico.
A obra relembra alguns dos mais importantes momentos do percurso do Papa polaco, com imagens inéditas e excertos de homílias. O relato das suas memórias começa a 16 de Outubro de 1978, dia da eleição do Papa, e prolonga-se até 4 de Abril de 2005 – data em que os seus restos mortais foram levados para a Basílica de S. Pedro, numa comovida última homenagem dos fiéis. O DVD inclui acontecimentos históricos, como o encerramento do Ano Sagrado da Redenção, em Março de 1984 com a consagração do mundo na aos pés de Nossa Senhora de Fátima, a homília na Basílica da Natividade em Nazaré (Terra Santa), em Março de 2000, o Jubileu da Juventude, em Agosto de 2000, e o dia da Oração Para a Paz no Mundo, em Assis, em Janeiro de 2002.
Neste testemunho, que ilustra a vida e morte do primeiro Papa cuja história ficou amplamente documentada em imagens, pode acompanhar-se algumas das viagens de João Paulo II à volta de todo o mundo: à Polónia, em Junho de 1979; à Irlanda, em Outubro do mesmo ano; a Portugal em Maio de 1982, Maio de 92, e Maio de 2000, à Nicarágua, em Fevereiro de 1996; a Cuba, em Janeiro de 1998 e a Lourdes, em Agosto de 2004. O DVD contém, ainda, imagens de alguns encontros históricos fundamentais à comunhão e diálogo entre as diferentes confissões do mundo, como o encontro com o Rabi Elio Toaff, em Abril de 1986, na Sinagoga de Roma.
Em complemento, o DVD apresenta um excerto da Carta às Mulheres, redigida por João Paulo II em Junho de 1995 no âmbito da I Conferência Mundial da ONU sobre a Mulher, que aqui é lida e interpretada por Giancarlo Giannini.
Ao nível musical, com a sua participação neste projecto, Andrea Bocelli pretendeu prestar uma comovida homenagem ao Papa, que, mais que qualquer outro, reconheceu e promoveu o papel da música no mundo. De entre as magníficas interpretações de Bocelli neste DVD, de destacar, entre outros, os cânticos Ave Verum, de Mozart; Ave Maria, de Bach-Gounod; Domine Deus da Petite Messe Solene, e Rossini; Ingemisco do Requiem de Verdi, não esquecendo Ave Maria de Schubert e Agnus Dei de Bizet.
A ligação de Andrea Bocelli à pessoa de João Paulo II, data de há vários anos e resultou na realização de vários encontros e inesquecíveis actuações, como a de Tor Vergata em 2000, na qual Andrea interpretou o Hino do Jubileu e árias sagradas acompanhado pela Orquestra e Coro da Academia Nacional de Sta. Cecília, dirigido pelo Maestro Myung-Whun Chung.
Como extras, o DVD inclui o documento “Do Tríptico Romano: Meditações sobre o livro do Génesis no limiar da Capela Sistina”, por João Paulo II; A “Natividade” e “Andrea Bocelli ao vivo em Tor Vergata 2000: Ave Maria de Schubert”.
CREDO está legendado em Português e estará disponível a 3 de Abril, num momento que o mundo se concentrará, uma vez mais, na memória de Karol Wojtyla, o Papa Peregrino.


TRACKLIST “SACRED ARIAS”
Arias e hinos religiosos interpretados por
ANDREA BOCELLI
Orquestra e Coro da Academis de Santa Cecília
Myung- Whun Chung

• AVE VERUM CORPUS , K. 618 - MOZART
• AVE MARIA - CACCINI /MERCURIO
• SANCTA MARIA - MASCAGNI, Arr. MERCURIO
• AVE MARIA ( Arr. From Bach’s Prelude No. 1 Bwv 846 ) – Bach/ Gounod
• PANIS ANGELICUS – FRANCK , Orch. MICHELOT
• DOMINE DEUS (Petite Messe Solennelle – Gloria) - ROSSINI
• PIETA' , SIGNORE – NIEDERMEYER, Arr. REYNOLDS
• GLORIA A TE, CRISTO GESU’ ( The Hymn of the Great Jubilee)
• PROTEGGIMI orch. SERIO/SARTORI – F. Sartori /L. Quarantotto
• FRONDI TENERE …OMBRA MAI FU ( Serse/Act 1) - HANDEL
• MILLE CHERUBINI IN CORO SCHUBERT, Arr. MERCURIO
• INGEMISCO (Messa da Requiem) - VERDI
• AVE MARIA "Ellens Gesang III, D 839 - SCHUBERT, Orch. WEINGARTNER
• AGNUS DEI - BIZET, Arr. GUIRAUD
• CUJUS ANIMAM GEMENTEM ( Stabat Mater) - ROSSINI
• I BELIEVE – Eric Levi
• ADESTE FIDELES (O come, all ye faithful ) Trad., Arr. MERCURIO

Myung -Whun Chung participa por cortesia da Deutsche Grammophon Gesellschaft, Hamburg
• Jesus Christ You are my life – (Maestro Marco Frisina)

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia