paroquias.org
 

Notícias






Teólogas analisam em Roma papel da mulher como transmissora da fé na Europa
2006-03-30 21:21:09

De 30 de março a 1 de abril, a Coordenação de Teólogas Italianas (CTI), com o patrocínio da Presidência do Conselho de Ministros desse país, da Prefeitura de Roma e da Província de Roma, organiza em Roma o primeiro Congresso Internacional sobre «Teólogas em que Europa?».

Os encontros se celebram em 30 de março na Sala do Conselho da Província de Roma; na sexta-feira 31 na Faculdade Pontifícia «Marianum», e no sábado 1 de abril na Sala Julio César, no Capitólio.

Participam do Congresso 150 teólogas de vinte países europeus e de diversas tradições cristãs, com representação judaica e muçulmana.

O encontro é um evento absolutamente novo para as instituições políticas e eclesiais italianas, e quer contribuir em um momento tão delicado para o futuro do velho continente, que se questiona sobre sua identidade.

«Quarenta anos depois do Concílio Vaticano II, é evidente que o acesso das mulheres ao estudo e ao ensinamento acadêmico da Teologia e sua plena integração na vida eclesial representa uma das profundas transformações postas em andamento por aquela assembléia conciliar», declara a presidenta do CTI, Marinella Perroni.

«Representam, também hoje em especial, um importante recurso para garantir a tradição da fé na vida social. Durante séculos, as mulheres transmitiram a fé na instituição familiar: estão preparadas já para fazê-lo também nas outras instituições civis e religiosas», conclui.

[Para mais informação: www.teologhe.org]
ZP06032802


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia