paroquias.org
 

Notícias






Vaticano: Papa lembrou os missionários mártires e cristãos perseguidos
2006-03-30 21:17:04

No domingo, o Papa realizou a habitual oração do Angelus em comunhão com os milhares de peregrinos reunidos na Praça de S. Pedro. Antes da oração mariana, Bento XVI falou sobre o recente consistório em que foram eleitos 15 novos cardeais, uma "intensa experiência eclesial" em que se reviveu, nas suas palavras, "a situação da primeira comunidade cristã, unida em torno de Pedro e de Maria, mãe de Jesus".

O Santo Padre recordou que o dia do consistório coincidiu com a "homenagem aos missionários que, no ano passado, morreram nas fronteiras da evangelização e ao serviço do homem em vários lugares do mundo".

A reunião foi, assim, "uma oportunidade para mais do que nunca nos aproximarmos dos cristãos que são perseguidos por causa da sua fé". O Papa lembrou que a fidelidade à missão, mesmo até ao sacrifício da própria vida, é uma característica distintiva dos cardeais. Essa mesma característica é expressada nos votos dos cardeais e simbolizada na sua própria indumentária, "da cor do sangue".

"O seu testemunho, de que todos os dias recebemos notícia, e especialmente o sacrifício dos que foram mortos, edifica-nos e encoraja-nos para um compromisso evangélico ainda mais sincero e generoso", declarou.

O Papa acrescentou que recordava, em particular, "as comunidades que vivem em países onde falta a liberdade religiosa ou onde, apesar de se afirmar a sua existência na teoria, mas na prática ser alvo de tantas restrições".

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
David Silva - info@fundacao-ais.pt (com Fides e Ecclesia)

Fonte AIS Notícias

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia