150 mulheres discutem contributo feminino na Teologia
2006-03-28 22:15:52

150 teólogas provenientes de 20 países europeus reúnem-se em Roma, no final desta semana, para um Congresso sobre a reflexão feminina e o seu impacto na vida individual e colectiva da Europa contemporânea.

O objectivo é, segundo as promotoras do evento, partilhar “projectos, ideias, perplexidades e perspectivas”.
Apesar da presença de pastoras de outras confissões cristãs, não se falará da ordenação de mulheres na Igreja Católica. Marinella Perroni, presidente da coordenação das teólogas italianas, afirma que para as mulheres da Igreja Católica os termos da questão “são os que foram sugeridos pelo Papa no seu encontro com os párocos de Roma”, no início deste mês.
Bento XVI admitiu então a necessidade de “perguntar-se” se no serviço ministerial da Igreja não será possível “oferecer mais espaço e mais posições de responsabilidade às mulheres”. Respondendo a uma questão levantada por um jovem padre, o Papa abordou a questão da ordenação sacerdotal das mulheres, reiterando que “o ministério sacerdotal do Senhor é, como sabemos, reservado aos homens”. Este é, precisou, “o ponto decisivo” de qualquer discussão sobre a matéria.
Para Marinella Perroni, aquilo que mais interessa “é verificar o contributo que as mulheres, numa perspectiva inter-cultural e inter-religiosa, podem dar no actual quadro europeu”.
“Durante séculos, de facto, as mulheres transmitiram a fé nas instituições familiares: hoje estão preparadas para fazê-lo no interior das outras instituições civis e religiosas”, disse a responsável, apresentando o Congresso à imprensa.