«Credencial do Peregrino» de Santiago
2006-03-27 23:37:44

Ultimamente, a época de férias associada à Festa da Páscoa, é utilizada por cada vez mais pessoas para peregrinarem ao túmulo do Apóstolo São Tiago Maior em Compostela.

Muitas destas pessoas – que vão percorrer pela primeira vez o Caminho de Santiago – encontram diversas dificuldades na hora de concretizar o seu projecto. Nomeadamente, grande parte das dúvidas é relacionada com a obtenção “Credencial do Peregrino” .
Em Portugal, a entidade responsável pela “gestão e distribuição” da “Credencial do Peregrino” é a Associação Espaço Jacobeus (AEJ).
A “Credencial do Peregrino”, aqui referenciada, é a “Credencial Autêntica da Catedral de Santiago e Associações”, depósito legal C-618/1989, modelo da S.A.M.I. Catedral de Santiago de Compostela. Esta “Credencial do Peregrino” é apenas para os peregrinos a pé, em bicicleta ou a cavalo, que desejam fazer a tradicional peregrinação ao túmulo do Apóstolo São Tiago Maior em Compostela, com sentido cristão, mesmo que seja apenas em atitude de busca.
A “Credencial do Peregrino” não dá quaisquer direitos, tem apenas como objectivo identificar o peregrino, e tem como finalidades básicas o acesso aos Albergues de Peregrinos que oferece a hospitalidade cristã do Caminho (os peregrinos com carro de apoio e os grupos organizados com mais de 10 pessoas deverão, contudo, procurar alojamento alternativo aos Albergues de Peregrinos) e para solicitar a “Compostela” na Catedral de Santiago de Compostela;
Para obter a “Credencial do Peregrino” o interessado deverá entregar uma carta de apresentação da sua Paróquia, de uma Confraria de S. Tiago Maior ou de uma Associação dos Amigos do Caminho de Santiago, em que é referido o nome do interessado, bem como uma referência explicita de que deseja realizar a tradicional peregrinação cristã ao túmulo do Apóstolo São Tiago Maior em Compostela, para além da indicação da data e local de início da peregrinação e o meio de locomoção. Na falta de uma carta de apresentação, a mesma será substituída por um encontro/ entrevista.
A “Credencial do Peregrino” pode ser obtida junto da Igreja, através das suas próprias instituições (Dioceses, Paróquias, Confrarias, etc.) ou através das organizações autorizadas (Associações de Amigos do Caminho de Santiago, etc.).