Colégio Cardinalício em renovação
2006-03-23 22:05:44

Bento XVI preside amanhã, no Vaticano, a um Consistório Público Ordinário para a criação de 15 novos Cardeais, o primeiro do seu pontificado.

No dia seguinte, 25 de Março, Solenidade da Anunciação do Senhor, terá lugar uma concelebração eucarística com os novos Cardeais.
O Papa criará 12 novos Cardeais eleitores e 3 outros Cardeais com mais de 80 anos, chegando ao número de 120 Cardeais eleitores no Colégio Cardinalício. Ou seja, 10% dos Cardeais que elegeriam um Papa em Conclave são criados neste 24 de Março.
Os novos Cardeais eleitores são os seguintes:
D. William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé;
D. Franc Rodé, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;
D. Agostino Vallini, prefeito do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica;
D. Jorge Urosa Sabino, Arcebispo de Caracas, Venezuela;
D. Gaudencio Rosales, Arcebispo de Manila, Filipinas;
D. Jean-Pierre Ricard, Arcebispo de Bordéus, França;
D. Antonio Cañizares, Arcebispo de Toledo, Espanha;
D. Nicholas Cheong Jin-Suk, Arcebispo de Seul, Coreia;
D. Sean O'Malley, Arcebispo de Boston, EUA;
D. Stanislaw Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia, Polónia;
D. Carlo Caffarra, Arcebispo de Bolonha, Itália;
D. Joseph Zen Ze-kiun, Bispo de Hong Kong.
Outros três eclesiásticos, em consideração pelos serviços prestados à Igreja "com exemplar fidelidade e admirável dedicação" serão criados Cardeais já com mais de 80 anos:
D. Andrea Montezemolo, Arcipreste da Basílica de São Paulo fora de Muros;
D. Peter Poreku Dery, Arcebispo emérito de Tamale, Gana;
Pe. Albert Vanhoye, Companhia de Jesus, antigo secretário da Comissão Bíblica Pontifícia.
Bento XVI destacou a "universalidade" das proveniências e das missões desempenhadas pelos novos Cardeais.
A partir do próximo Consistório, a Europa passará a contar com 60 Cardeais eleitores; América Latina - 20; América do Norte - 16; Ásia - 13; África - 9; Oceania - 2. O país com mais Cardeais eleitores continuará a ser a Itália (21), seguido dos EUA (13); Espanha e França (6 cada). Outros 73 Cardeais já têm mais de 80 anos.
O Consistório fica marcado por uma forte atenção à Ásia, deixa adivinhar mudanças na Cúria Romana e permite confirmar as prioridades e o estilo de governo do pontificado do Papa Ratzinger.
Entre os novos Cardeais encontramos espaço para vários percursos de fé e posições teológicas que irão oferecer, sem dúvida, um importante contributo para a vida da Igreja universal.
Qualquer Cardeal é, acima de tudo, um conselheiro específico que pode ser consultado em determinados assuntos quando o Papa o desejar, pessoal ou colegialmente. Como conselheiros do Papa, os Cardeais actuam colegialmente com ele através dos Consistórios.