paroquias.org
 

Notícias






Líder anglicano rejeita contrapor a Bíblia à teoria da evolução
2006-03-22 22:23:14

O Arcebispo da Cantuária e líder da Igreja Anglicana, Rowan Williams, rejeitou contrapor a Bíblia à teoria da evolução, criticando a opção dos protestantes evangélicos em apresentar os relatos bíblicos da criação como explicação para a história das origens.

"Acredito que o criacionismo está numa categoria errada, como se a Bíblia fosse uma teoria como outras teorias científicas. Se o criacionismo for apresentado como uma teoria alternativa, ao lado de outras, será reduzido a uma doutrina, em vez de engrandecer-se", explicou Rowan Williams, entrevistado pelo jornal britânico “The Guardian”.
O debate em volta das teorias de Darwin e do criacionismo tem sido particularmente violento nos EUA.
Em finais do ano passado, a revista jesuíta «Civiltà Cattolica», publicada na Itália, considerou ser “gravemente erróneo e sinal de um não conhecimento da natureza, religiosa e não científica, da Bíblia ver uma contradição ou uma oposição entre o que afirma a Bíblia sobre a origem do homem e o que diz a teoria da evolução”.
A mesma revista refuta a tese de quem afirma que existe uma oposição entre o que diz a Bíblia e o que diz a ciência, um erro que, escreve o Pe. Giuseppe De Rosa, “está no facto de não se ter em conta que a Bíblia não é um livro científico mas religioso, e que pretende revelar através de histórias populares quem é o homem na sua relação com Deus, qual a sua natureza na relação com os outros seres viventes, qual é a sua condição espiritual e, por fim, qual o seu destino”.
A revista Civiltà Cattolica ao fazer o paralelo entre a narração bíblica e a teoria da evolução conclui que se tratam “de duas visões acerca da origem do homem que não só não se contradizem, mas se completam,com a condição de que o cientista não pretenda excluir cada intervenção de Deus da formação do homem, e o crente não pretenda procurar e encontrar na ciência a confirmação de quanto diz a Bíblia, e portanto rejeitar a ciência quando as suas conclusões não são conformes às afirmações da Bíblia”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia