Novo site do Opus Dei
2006-03-22 22:05:55

Na quarta-feira 22 de Março vai estar online uma nova versão do site oficial do Opus Dei (www.opusdei.org), com conteúdos disponíveis em 22 idiomas. Em 2005, o site desta instituição da Igreja Católica foi visitado por mais de três milhões de pessoas.

A página contém informação sobre o Opus Dei, e notícias de actualidade sobre a Igreja Católica e o Papa. “No mês de Abril do ano passado, na altura do falecimento de João Paulo II e da eleição de Bento XVI, o site bateu o record histórico de visitas”, afirmou Peter Bancroft, do Gabinete de Comunicação do Opus Dei em Nova Iorque.

A nova versão tem, em comparação com a anterior, um desenho mais leve e moderno. Pelas suas características técnicas, está apta a corresponder ao aumento de interesse suscitado pela publicação do livro “O Código da Vinci” e pela próxima estreia do filme. “Após a publicação do romance de Dan Brown, aumentou o número de pessoas que visitam o site”, disse Peter Bancroft. “Em 2005 houve mais de 15 milhões de acessos, por parte de 3 milhões de pessoas diferentes. Só nos Estados Unidos, desde a publicação do romance, mais de um milhão de pessoas acedeu ao site”.

Na nova versão foi melhorada a secção destinada a jornalistas. Encontram-se aí os contactos dos Gabinetes de imprensa do Opus Dei, disponibiliza-se material de trabalho, como comunicados de imprensa, arquivos de audio e vídeo, e fotografias.

Entre as novidades, destaca-se a possibilidade de subscrever um envio por email de textos de S. Josemaria para reflexão. Actualmente 40.000 pessoas subscrevem as newsletters do site.

“É a quarta versão gráfica do site www.opusdei.org”, explica, de Espanha, o director técnico, José Benigno Freire. “A página começou em 1996 em quatro línguas: inglês, francês, italiano e espanhol. Agora são 22: os idiomas integrados mais recentemente foram o russo, o chinês, o estoniano. Nas próximas semanas, teremos a versão árabe e a húngara”.
“No site recebemos muitas mensagens”, declara o coordenador internacional, a trabalhar em Roma, Juan Narbona. “Muitas pessoas encontram ideias que os ajudam a descobrir Deus no seu trabalho e na vida de cada dia”.

O webmaster da versão portuguesa do site (www.opusdei.pt) é Luís Oliveira, engenheiro informático, que realiza o seu trabalho em Braga. A versão portuguesa é actualmente visitada por uma média diária de 524 visitadores diferentes, e são 1206 os assinantes da newsletter portuguesa.

“As maravilhas do Senhor devem ser difundidas”, dizia S. Josemaria Escrivá (1902-1975). “A verdade de Deus deve chegar a todo o lado: com a imprensa e outras publicações, com o cinema, com a rádio e com a televisão”. S. Josemaria não chegou a conhecer o tempo da internet, mas sem dúvida apreciaria as possibilidades que oferece para a comunicação da Igreja.

Pedro Gil – tm 969519236 – press@opusdei.pt
Director do Gabinete de Imprensa do Opus Dei em Portugal