CELEBRAÇÃO ECUMÉNICA
2006-03-22 21:59:45

Ir ao encontro dos Doentes, disponibilizando-se para o diálogo com todos e procurando assistir a cada um segundo a sua própria identidade espiritual, tem sido uma preocupação fundamental do Serviço Religioso – Capelania do Hospital de S. João. É na procura de adequar a sua acção a esta finalidade que promovemos, à semelhança do que vem acontecendo em cada ano, a realização de uma Celebração Ecuménica, na Capela do Hospital, na noite de 23 de Março, às 21h.

Lei da Liberdade Religiosa – Acompanhamento espiritual e religioso: um direito de todos.

Está por regulamentar a Lei da Liberdade Religiosa no que respeita à assistência religiosa em estabelecimentos hospitalares por parte das outras Igrejas cristãs e outras Religiões. Consciente desta realidade, a Capelania do Hospital de S. João, apoiada pela Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares, promove este acontecimento, que visa sublinhar que o direito de todos a serem assistidos religiosamente segundo o seu credo, quando internados por doença, não pode continuar a ser posto em causa por esta ausência de regulamentação que mantém precárias as condições de acesso aos hospitais dos Ministros de outros Cultos que não o católico.

Num momento em que as consequências da revisão da Concordata bem como da Lei da Liberdade Religiosa obrigarão a redefinições na Assistência Espiritual e Religiosa nos Hospitais, esta já habitual Celebração Ecuménica manifesta o entendimento entre as várias Igrejas Cristãs em torno desta questão essencial.

Dar Voz aos Doentes
Nesta Celebração, queremos assumir que a fé dos cristãos exige que reconheçamos as pessoas doentes como iguais, cidadãos de pleno direito na sociedade que formamos e membros activos das comunidades. Queremos dizer que a Cultura deste tempo, quando não ouve, marginaliza e esquece os que são mais débeis e estão doentes, se desumaniza. Queremos reconhecer com humildade que participamos deste pecado social. O tema deste encontro será, por isso, “A VOZ DOS DOENTES”. Significativamente, a pregação não será feita por nenhum dos Bispos ou Pastores presentes, mas por Américo Azevedo, Doente Crónico invisual, dependente de uma cadeira de rodas para se deslocar e de outras pessoas para todas as acções do quotidiano.

Grupo de Contacto Ecuménico da Capelania
Na Capelania do Hospital de S. João existe o Departamento de Comunicação Ecuménica e Inter-religiosa, que tem como objectivo procurar os passos concretos a dar no sentido de alcançar uma cada vez maior integração de todos na assistência espiritual e religiosa aos doentes, estudando e pondo em curso processos que facilitem o acesso dos Ministros das várias Igrejas aos doentes pertencentes às respectivas Comunidades. Este Departamento concretizou-se já na constituição do Grupo de Contacto Ecuménico, composto por Ministros das várias denominações cristãs, que vem fazendo caminho para cumprir os objectivos de integração a que se propõe.

Razões desta opção
Como Serviço Religioso de um Hospital Público, entendemos que, num lugar plural como é o Hospital, nos cabe a responsabilidade de ir dando estes passos que manifestem abertura ao diálogo com todos na assistência espiritual e religiosa aos Doentes. Esperamos proximamente alargar ainda mais a relação e assumir o diálogo e a acção consertada com outras religiões, para além das várias confissões cristãs. Neste sentido, já promovemos vários encontros inter-religiosos, em que participaram, nomeadamente, responsáveis das Comunidades Judaica, Islâmica e Budista.

Efectivamente, pensamos que o facto de, num país sociologicamente católico, o Serviço Religioso do Hospital ser configurado como Capelania Católica, não nos dispensa de estarmos atentos a todos, antes nos obriga a procurarmos que todos, independentemente do seu credo, sejam respeitados no Hospital e, quando o desejem, encontrem nele interlocutores para esta dimensão essencial da pessoa humana, para que o tempo da doença não seja um momento de trevas para esquecer, mas um tempo para ir mais longe na descoberta de si mesmo e do sentido da vida.

Participarão Ministros de diversas Igrejas:
 D. António Taipa, Bispo Católico Auxiliar do Porto,
 D. Fernando Luz Soares, Bispo da Igreja Lusitana,
 D. Sifredo Teixeira, Bispo da Igreja Metodista,
 D. Ilarion Rudnik, Bispo da Igreja Ortodoxa
 Pastor Abel Pego, da Igreja Baptista
 Diácono Peter Eisele, da Igreja Evangélica Alemã no Porto
 Rev. Manuel Sumares, da Comunidade Anglicana no Porto

Coros e Orquestra de Sinos
Para além dos vários Coros de comunidades católicas que animam as Celebrações Dominicais na Capela do Hospital, participarão na animação da Celebração o Coro da Igreja Lusitana e o Grupo de Louvor da Igreja Baptista da Cedofeita, bem como a Orquestra de Sinos desta mesma Comunidade.

Para qualquer contacto:
Telefone - 22 551 2100 (geral); 225 512 331 (Directo)
Telem. do Capelão – Padre José Nuno: 91 991 2294
E-Mail: pjnuno@hsjoao.min-saude.pt