Caridade é prioritária na Igreja, lembra Cardeal-Patriarca
2006-03-21 01:08:31

O Cardeal-Patriarca de Lisboa apresentou ontem uma reflexão sobre a acção social da Igreja, lembrando que a caridade é uma das “principais prioridades” dos católicos.

Na terceira Catequese Quaresmal, D. José Policarpo deixou alertas às instituições da Igreja que trabalham na área social. "O risco é o de se aterem a aspectos técnicos da assistência social. O desafio é dirigido a todos os que dela se servem, a convidá-los a terem uma vida cristã que lhes permita serem testemunhas do amor caridade. Em todas estas estruturas deve ser claro: que o amor é o coração da Igreja", disse.
Por outro lado, o Cardeal-Patriarca explicou que "um Estado que queira tudo açambarcar torna-se, no fim de contas, uma instância burocrática que não pode assegurar o essencial de que o ser humano sofredor, todo o ser humano, tem necessidade”.
“Não precisamos de um Estado que regule e domine tudo, mas de um Estado que generosamente reconheça e apoie, segundo o princípio da subsidiariedade, as iniciativas que nascem das diversas forças sociais", acrescentou, na linha do que foi escrito por Bento na primeira Carta-Encíclica, Deus caritas est.
Segundo D. José Policarpo, “a caridade preside à acção pastoral da Igreja” no cumprimento do seu dever de anunciar a Palavra de Deus, celebrar os Sacramentos e servir os Irmãos. Na catequese de ontem sublinhou-se que “a caridade é o programa pastoral da Igreja”.
Em relação à natureza da caridade, o Cardeal-Patriarca assinalou que a mesma “não se confunde nem se reduz à filantropia”. Lembrando que a caridade é dever do cristão, mas é também dever da Igreja no seu todo, D. José Policarpo apontou para a “predilecção pelos pobres”, dando exemplos concretos no Patriarcado: a Caritas, as Misericórdias, os Centros Sociais Paroquiais e a Comunidade Vida e Paz.