Bento XVI inicia novo ciclo de reflexão nas audiências gerais - Papa quer explicar Mistério de Jesus e da Igreja
2006-03-17 23:48:10

Bento XVI anunciou hoje que as audiências gerais de quarta-feira serão dedicadas ao “mistério” de Jesus e da Igreja. Ao longo dos últimos anos, as catequeses tinham sido centradas nos Salmos e Cânticos da Liturgia das Horas, por decisão de João Paulo II.

“O meu amado predecessor, João Paulo II, propôs à Igreja, no início do terceiro milénio, a contemplação do rosto de Cristo. Caminhando na mesma direcção, nas catequeses que hoje começo, quero mostrar como na luz desse rosto se reflecte no rosto da Igreja, apesar dos limites e das sombras da nossa humanidade frágil e pecadora”, explicou.
O Papa alemão quer deixar claro que não faz sentido dizer “sim a Jesus, mas não à Igreja”, manifestando-se contra “interpretações individuais” do Cristianismo, que apresentou como religião “pessoal e comunitária”. Como seria de esperar, as catequeses de Joseph Ratzinger passarão a ter uma abordagem mais sistemática à teologia católica, assumindo-se como “mestre da fé”.
Esta manhã, perante milhares de peregrinos reunidos no Vaticano, Bento XVI afirmou que “não há nenhuma oposição entre Cristo e a Igreja”, lembrando um slogan que, há alguns anos, esteve na moda: “Jesus sim, a Igreja não”. Para o Papa, essa ideia “é de todo inconciliável com a intenção de Cristo, que pretendeu “reunir na unidade o povo escatológico de Deus”.
A relação entre Cristo e a Igreja foi considerado a partir da “experiência dos apóstolos, à luz da missão que lhes foi confiada”. “Os 12 apóstolos são o sinal mais evidente da vontade de Jesus a respeito da existência e da missão da sua Igreja, a garantia que entre Cristo e a Igreja não há nenhuma oposição”, apontou.
Na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, o Papa explicou que "a nossa catequese de hoje exprime a vontade de Jesus Cristo sobre a Igreja e na escolha dos Doze Apóstolos. Chamando-os nominalmente o Senhor leva-os à comunhão de vida, e destina-os a anunciar o Reino de Deus até ao fim dos tempos".
"Nesta misteriosa e indestrutível unidade reside a força com a qual Cristo se faz presente entre o seu povo e, em particular, entre os Apóstolos e seus sucessores", acrescenta.
Em conclusão, pediu a todos "que rezem para que o Espírito Santo reforce a unidade do Povo de Deus em volta dos seus Pastores".