paroquias.org
 

Notícias






Acolher o dom de Deus
2006-03-19 23:46:13

A Quaresma é um tempo forte de vivência espiritual, uma espécie de retiro, para o qual a Igreja a todos nos convoca, como forma de nos preparamos para a celebração da Páscoa do Senhor, acompanhando-o no caminho da Sua Paixão. Tradicionalmente, é um tempo muito forte de recolhimento, de contenção dos sentimentos, em que toda a Igreja acompanha os penitentes para a reconciliação com a Igreja e com Deus, e os catecúmenos para a celebração do Baptismo, na Vigília Pascal.

Todos os filhos da Igreja são convocados para uma caminhada de conversão, de penitência, de oração, de jejum e de esmola, as atitudes e as práticas tradicionais de ascese e de penitência, como forma de responder a um apelo, porque, como nos recorda Sua Santidade Bento XVI na sua encíclica Deus Caritas est, o cristianismo não é nem uma filosofia nem uma ideia abstracta, mas o encontro com uma Pessoa, Jesus Cristo vivo e verdadeiro, presente na Igreja, e, por conseguinte, a resposta ao dom do amor (Deus Caritas est, 1), amor esse cuja máxima revelação se encontra no Coração aberto do Senhor (Deus Caritas est, 12), de tal modo que quem quiser aprender o que seja o amor é para este mistério que há-de olhar.

Bento XVI apela em vários lugares da sua encíclica para a urgência de nos demarcarmos da mentalidade do mundo, e a seguir o caminho estreito da abnegação e do sacrifício, o que significa, por outras palavras, redescobrir a nossa condição de discípulos, no seguimento do Senhor, na sua via crucis, estando com Ele, no deserto, em atitude de jejum e de oração. É muito importante que nós os cristãos, na escola dos nossos maiores, redescubramos, por convicção e não por imposição, o valor da oração, da abstinência e do jejum, como forma de reeducação dos sentidos, para que sejam janelas que abrem para o interior, onde no silêncio Deus se manifesta ao coração do homem, que hoje, talvez mais do que nunca, está sedento da pacificação que só em Deus é possível encontrar.

É para ajudar nessa vivência que a Fundação Ajuda à Igreja que sofre coloca à vossa disposição estes dois subsídios, para acolhermos o dom de Deus, e para redescobrirmos esta oração tão cara ao povo cristão, que é seguirmos os passos do caminho da Paixão, a Via-Sacra, pois foi este o caminho que o Senhor percorreu por causa dos nossos pecados e para nos revelar o seu grande e infinito amor.

Desejo de coração a todos vós uma Santa Quaresma, vivida ao ritmo do coração da Igreja, segundo as sugestões do Santo Padre o qual, na sua mensagem para este tempo litúrgico, nos convida a descobrir o sentido autêntico do progresso humano, que vai do sensível ao inteligível, do material ao espiritual, como resposta ao apelo do divino amor que está inscrito no fundo mais abissal do nosso ser!...

P. José Jacinto Ferreira de Farias, scj

Fonte AIS Notícias

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia