paroquias.org
 

Notícias






Noite XL reviveu partida de São Francisco Xavier para o Oriente
2006-03-13 22:01:51

Mais de 1500 jovens participaram na noite de sexta para sábado (10 para 11 de Março) na Peregrinação nocturna em Lisboa que procurou reviver a última noite de São Francisco Xavier em terras portuguesas, antes de partir para missão.

No âmbito das celebrações dos 500 anos de São Francisco Xavier, a «Noite XL» tem um balanço “muito positivo, pela adesão verificada que superou todas as expectativas iniciais e pela forma como decorreu durante a noite, em serenidade e paz”, disse à Agência ECCLESIA o Pe. Carlos Carneiro, sacerdote Jesuíta, da organização deste evento.
Numa noite em que a cidade de Lisboa é normalmente agitada pela movimentação de jovens em zonas de diversão nocturna, a zona baixa da capital assistiu a um misto de “experiência de oração, silêncio e ao mesmo tempo, festa e criatividade”.
A noite começou partir do rosto de São. Francisco de Xavier, em frente aos jardins do
Palácio de Belém. Em ambiente de “silêncio total, de luzes apagadas e em oração, a cidade Lisboa foi contemplada”, numa viagem de Cacilheiro até à Praça do Comércio.
O espanto de ver atracar tantos jovens, era visível nos transeuntes com quem se cruzavam. “Quando descobriam que eram jovens católicos ficavam espantados pela quantidade e pela iniciativa”, comentou o Pe. Carlos Carneiro.
Mas esta viagem de cacilheiro era mais do que uma simples viagem pelo Rio Tejo. Como todos os gestos programados nesta Peregrinação nocturna, por de trás estava uma simbologia de cariz espiritual. “A vida como viagem de contemplação e de profundidade”, salientou.
Subiu-se para o Castelo de S. Jorge, e lá o rei esperava para receber o sacerdote que ia partir em missão. Ali, D. Carlos Azevedo, dirigiu-se aos presentes e seguiu-se a festa com danças do tempo da Corte, alimentadas por pasteis de Belém.
Pelas 2:30H a celebração da Eucaristia “procurou levar as pessoas a descobrir a vida do Santo e as suas motivações mais profundas”.
Pelas ruas de Lisboa os jovens seguiram em peregrinação, com paragem para descanso e oração na zona das docas, conhecida por lugar de diversão nocturna, onde “muitos jovens se aproximaram para ver o que se passava”.
A segunda fase da noite propôs duas possibilidades de oração: silêncio total, individual junto ao rio ou “dois a dois, em conversa sobre a experiência de fé e missão”. “Cada um traçou o seu mapa de vida, a rota que o pode levar até Deus”, e esse mapa foi depois deixado aos pés da estatua de São Francisco Xavier que se encontra no Padrão dos Descobrimentos.
Os momentos finais desta «directa» desenrolaram-se nos Jerónimos com a consagração a Nossa Senhora, e o “momento evocativo da chegada à China, com a dança do dragão e o lançamento de balões para o ar”, narrou o Pe. Carlos Carneiro.
(O Programa 70x7 do próximo Domingo - na :2 às 9:15h - emitirá uma reportagem com todos os momentos desta Noite XL).

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia