Futura igreja do Parque das Nações já tem projecto
2006-03-13 12:18:54

A Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes do Parque das Nações apresentou ontem o projecto da futura igreja, que será construída na zona norte da Expo, junto ao Parque do Tejo, e que deverá estar concluída em 2017.

O projecto será da responsabilidade do arquitecto José Maria Dias Coelho e da empresa DOG, que ganharam o concurso por convite lançado pela paróquia e que contou com 11 propostas.
A igreja, que terá lugar para 650 pessoas sentadas, terá ainda uma capela, sacristia, uma sala para babby sitting (com montra de vidro para o templo e saída de som), capelas mortuárias, secretariado, gabinete do pároco e do vigário paroquial, um auditório, salas de apoio e um centro pastoral, que será equipado com salas de catequese, salas de encontros e salas de actividades juvenis.
A residência paroquial comportará quartos, salas de trabalho, cozinha com sala de jantar e uma sala comum, e no novo templo existirá ainda uma zona comercial, com restaurante e snack bar, café com esplanadas e uma pequena loja.
Na nova igreja também ficará a sede dos escuteiros, o Agrupamento nº1100 do Parque das Nações, que disporá de salas de reuniões e salas para arrumação de materiais.
A obra está orçada em quatro milhões e meio de euros e deverá ver a benção da primeira pedra ter lugar em 2007, apesar da primeira fase da construção só estar prevista ter início três anos depois.
O terreno, com cerca de quatro mil metros quadrados, foi adquirido à Parque Expo pela paróquia, por 250 mil euros, e a zona onde será construída a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes terá uma área de 2200 metros quadrados.
De acordo com o padre Paulo Franco, responsável pela paróquia desde a sua criação, há cerca de dois anos e meio, a vontade de construir um templo vem desde o fim da Expo 98, quando os moradores de começavam a movimentar e a formar uma comunidade.
Vários foram os obstáculos a ultrapassar, como relembra o pastor, mas os cerca de 400 fiéis com que conta a paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes já deixaram de se deslocar à Igreja de Moscavide, onde iam inicialmente, assistindo agora à missa que tem lugar numa loja adquirida para o efeito, no Terreiro dos Corvos, no próprio Parque das Nações.
A partir do mês de Abril, a loja encerrará para ser rentabilizada, de forma a captar receita para as obras da projectada igreja, e a missa passará a ser celebrada num terreno contíguo ao do futuro templo, onde está a ser montada uma estrutura para o efeito.
O padre Paulo Franco explicou ainda que o dinheiro para as obras só será possível graças à contribuição dos fiéis, mas que a paróquia está a estudar várias iniciativas para captar receita e irá em breve propor a algumas entidades e empresas parcerias para angariar fundos.
As zonas comerciais e o próprio parque de estacionamento que nascerá no terreno junto à igreja, com capacidade para 350 viaturas, serão igualmente, de acordo com o padre uma fonte de receita para financiar o projecto.
Quanto às câmaras de Loures e de Lisboa, Paulo Franco garantiu que apesar de todo o apoio "logístico e político" dado até ao momento à paróquia, não foi disponibilizada nenhuma ajuda financeira.

Anabela Mendes

Fonte Público