Igreja em actualização
2006-03-06 23:14:58

A “grande revolução na Igreja do séc. XX, que foi o Concílio Vaticano II” estará no centro do ciclo de conferências quaresmais que, mais uma vez, é promovido pelas paróquias da cidade de Coimbra.

A iniciativa decorre às quintas-feiras, a partir do dia 9 de Março, no Salão Polivalente da paróquia de S. José, às 21h15 horas. O título genérico é “A Igreja em actualização. Concílio Vaticano II, quarenta anos depois”.

9 de Março - IGREJA NO MUNDO: Gaudium et Spes
“Eclesiologia da Missão”
D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa

16 de Março - IGREJA, O QUE ÉS? (Lumen Gentium)
“Uma nova consciência eclesial: A Constituição Conciliar sobre a Igreja”
Pe. Arnaldo Pinho, Professor de Teologia na Universidade Católica Portuguesa (Porto)

23 de Março - PALAVRA DE DEUS, FONTE DE VIDA (Dei Verbum)
“A Bíblia na vida da Igreja e dos cristãos”
D. Anacleto Gonçalves de Oliveira, Bispo Auxiliar de Lisboa

30 de Março - LIBERDADE RELIGIOSA (Dignitatis Humanae)
“O ensino oficial da Igreja em matéria de liberdade religiosa: continuidade ou descontinuidade?”
Pe. José Manuel Pereira de Almeida, Assistente da Pastoral Universitária na Diocese de Lisboa e da Comissão Nacional Justiça e Paz; Pároco de Santa Isabel (Lisboa)

4 de Abril - A LITURGIA NO MISTÉRIO DA IGREJA (Sacrosantum Concilium)
“A Renovação mais visível: A Missa em português”
Pe. Luís Manuel Pereira da Silva, Assistente da Associação dos Professores Católicos; Responsável do Departamento da Liturgia e Pároco da Catedral de Lisboa