Noite XL
2006-03-03 22:45:55

Noite XLNo âmbito das celebrações dos quinhentos anos de S. Francisco de Xavier irá realizar-se, na próxima 6ªfeira, dia 10 de Março, a Noite XL. Será uma peregrinação nocturna que permitirá reviver a última noite de Francisco Xavier em terras portuguesas, antes de partir para o Oriente. Para isso o percurso desta peregrinação fará passar as mais de quinhentas pessoas previstas por locais emblemáticos da cidade de Lisboa, tendo o Tejo como presença constante. Durante a noite está prevista uma sequência de momentos fortes preparados pela organização para que cada pessoa experimente as cores, os sons, os aromas, os sabores de cada passo dessa despedida histórica.

O itinerário será o seguinte:
22.00 - Ponto de encontro no jardim em frente ao Palácio de Belém com acolhimento e Cerimónia de abertura;
23.00 - Embarque num cacilheiro que levará a peregrinação até ao Terreiro do Paço. Durante o percurso fluvial far-se-á um momento introdutório com o tema “iluminar o rio, alargar horizontes”, que dará o mote para toda a noite; segue-se o desembarque e subida ao Castelo;
00.00 – Festa no Castelo de S. Jorge. Recriação da corte do séc. XVI e da festa oferecida pelo Rei D. João III em honra de Xavier. Tempo para reconstituição das danças do Renascimento. Tempo para “criar laços, abrir fronteiras” e experimentar dar um passo de dança. Projecção do filme “A viagem” (mostrado no Pavilhão de Portugal durante a Expo´98);
01.30 - Eucaristia na (aberta a todas as pessoas que quiserem aparecer, para além das inscritas): tempo forte de oração com o intuito de “amar a cidade e desejar o céu”; segue-se o percurso a pé junto ao rio até ás Docas. Tempo para diálogo e convívio;
03.30 – Momento de descanso e alimentação junto às Docas seguido de pistas para reflexão: “fazer as malas, viver do essencial”. Caminhada em silêncio;
05.00 – Chegada ao Padrão dos Descobrimentos. Tempo para refazer as viagens gravadas na Rosa-dos-ventos: propor-se-á um exercício prático de “medir forças e inventar novas rotas”;
06.00 – Saudação a Nossa Senhora no Mosteiro dos Jerónimos: “não poder nada e ser capaz de tudo”; pedir a sua protecção; segue-se um momento para reconfortar os peregrinos com uma especialidade culinária da zona;
07.00 – Cerimónia de encerramento da peregrinação junto à Torre de Belém. Partida de Xavier e de cada um dos peregrinos: “fazer-se ao largo, até às portas da China”. Tempo de compromisso e despedida.
Esta peregrinação é uma iniciativa organizada pela Companhia de Jesus e dirigida aos jovens dos 16 aos 40 anos. Participarão movimentos e grupos ligados aos jesuítas e à espiritualidade inaciana e também muitos jovens católicos de toda a Diocese de Lisboa e das dioceses vizinhas.
As inscrições estão abertas até 4ª feira, dia 8 de Março (inscrições posteriores ficarão sujeitas a confirmação). Devem ser feitas na casa ou obra dos jesuítas mais próxima ou enviando por correio para AfterXav - Casa de NªSra. do Loreto - Loreto - 3020-201 Coimbra. Para saber mais informações, obter a ficha de inscrição e ver o programa, pode consultar-se as “Últimas Notícias” do portal “www.jesuitas.pt”.

O que é? Peregrinação nocturna a celebrar os quinhentos anos de S.Francisco de Xavier.

Onde é? Em Lisboa, ao longo do Tejo, passando por locais emblemáticos da cidade.

Quando é? Na noite de 6ªfeira, 10 de Março (início às 22.00 em frente ao Palácio de Belém), e madrugada de Sábado (final previsto para as 8.00 na Torre de Belém).

Para mais informações contactar Secretariado Noite XL:

• - Pe. Carlos Carneiro - 917 362 917 - carloscarneirosj@clix.pt
  • - Ir. José Silva - 916 918 174
  • - Luís Onofre - 917 669 198

Ver ficheiro PDF com folheto da Noite XL.

Fonte Jesuítas.pt