Papa renuncia ao título de Patriarca do Ocidente
2006-03-02 22:45:22

Bento XVI renunciou ao título de "Patriarca do Ocidente", o qual já não deverá constar na lista dos títulos oficiais papais do Anuário Pontifício de 2006. O livro já foi apresentado ao Papa, mas ainda não foi publicado.

O Papa passará a ter os títulos ou funções de Bispo de Roma, Vigário de Jesus Cristo, Sucessor do Príncipe dos Apóstolos, Sumo Pontífice da Igreja Universal, Primaz da Itália, Arcebispo Metropolita da Província Romana e Soberano do Estado da Cidade do Vaticano.
A opção de Bento XVI foi acolhida como "sinal de sensibilidade ecuménica". A notícia da renúncia ao título de “Patriarca do Ocidente” foi publicada a 19 de Fevereiro pelo decano dos vaticanistas, Arcangelo Paglialunga, no jornal “Gazzetino”, da cidade de Veneza, e repetida num amplo artigo no jornal “Corriere della Sera”.
"No passado o Patriarcado do Ocidente era oposto ao do Oriente. Acredito que o Papa quis eliminar esta espécie de confrontação, o seu gesto quer ser um estímulo para o caminho ecuménico", observou o Cardeal Achille Silvestrini, prefeito emérito da Congregação para as Igrejas Orientais.
Os Patriarcas do Oriente eram os Bispos das grandes cidades de onde irradiou o Cristianismo, nos primeiros séculos, mantendo amplos poderes jurisdicionais na sua área de influência, o que foi confirmado pelos primeiros Concílios ecuménicos: Patriarcas de Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém, os quais, antes do cisma ortodoxo, reconheciam a primazia do Papa como Patriarca do Ocidente.
“Papa” era, no grego clássico (Pappas), o tratamento familiar dado ao pai. Nos primeiros séculos do Cristianismo assim se tratavam as pessoas de reconhecida espiritualidade (bispos, abades...). No séc. IV, o Bispo de Roma já era tratado por “Papa Urbis” (Papa da Cidade de Roma) e, no séc. VI, o nome de Papa reservou-se ao Bispo de Roma.
A tradição foi acrescentando outros títulos, como Vigário de Cristo, Pontífice Romano, Sumo Pontífice, Pontífice Máximo ou Servo dos Servos de Deus.