Fundação promove lançamento de livros de oração
2006-03-02 22:12:25

Foram ontem apresentadas no Grémio Literário, em Lisboa, as duas mais recentes edições da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre: "Se tu soubesses o dom de Deus…" e "Via Sacra com os mártires do século XX".

"Se tu soubesses o dom de Deus", que vai já na sua 3ª edição, é um ensaio sobre o sentido e a prática de oração, num encontro e diálogo entre o crente e Deus. Nas palavras do autor, o Padre Luís Rocha e Melo, S.J., este livro "é um apelo a uma oração profunda".

"Este livro é uma interpelação à oração do coração, uma oração de encontro face a face com Deus. É um itinerário espiritual que é sempre um caminho em direcção a uma união de amor. É, portanto, um romance, como a história da Aliança que é também um romance entre Deus e os homens", explicou o autor após a sessão de apresentação do livro.
O autor, que foi presidente do Conselho Nacional entre 1995 e 2003 da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, lembrou ainda os oito anos ao serviço daquela obra caritativa e agradeceu à instituição e aos seus benfeitores a possibilidade de realizar uma 3ª edição do livro "Se tu soubesses o dom de Deus", agora actualizada.
O presidente do Conselho de Administração da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Paulo Bernardino, lembrou a ligação e o apoio recebido da Companhia de Jesus desde o início da criação do secretariado da Ajuda à Igreja que Sofre em Portugal. Foi também recordada a cooperação com a Rádio Renascença, que se manteve ao longo dos dez anos de presença da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre em Portugal.
Sobre a 2ª edição do livro "Via Sacra com os mártires do século XX", Paulo Bernardino realçou que a autora, Aura Miguel, abordou um tema introduzido durante o Jubileu do ano 2000 pelo Papa João Paulo II: a memória dos mártires e dos confessores da fé ao longo do último século. Neste livro, cada estação da Via Sacra é ilustrada com casos de martírio ocorridos durante o último século.

Paulo Bernardino recordou que, para além da recolha de fundos, "a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre sempre teve uma vertente pastoral em Portugal, de serviço à Igreja Católica, na formação dos cristãos portugueses". Como contributo para esta formação a obra caritativa tem vindo a publicar várias obras de espiritualidade, como os dois livros ontem apresentados.

Na sessão pública de apresentação estiveram também presentes Matilde Paes Parente, que assinou o prefácio e apresentou o livro "Se tu soubesses o dom de Deus…", o presidente da Assembleia de Curadores da Fundação, Pe. David Sampaio, representantes da Igreja e de organizações católicas, bem como vários benfeitores e amigos da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
David Silva - info@fundacao-ais.pt