Ao encontro de uma experiência com os sem-abrigo
2006-02-28 22:49:28

Foi ontem lançado em Lisboa o livro "Quando o Excluído Se Torna o Eleito" de Michel Collard e Collette Gambiez, um casal francês. Os autores visitam Portugal convite da Cáritas, passando por várias localidades do país até 4 de Março.
Este casal fez a opção de viver na rua com os sem abrigo, experiência que deu origem à obra citada.

Estender a mão, ser enxotados, levar uma vida errante, deixar de ser… eis a sorte trágica dos sem-abrigo no meio de nós. Colette e Michel juntaram-se a eles, não para os ajudar, como é costume fazer, mas para tomar, no meio deles, outro caminho de humanidade.
De mãos completamente vazias, eles deixam-se pura e simplesmente encontrar e receber por eles, numa presença extraordinariamente amiga e fraterna. É à luz desta vivência quotidiana que os autores nos confiam, vista por dentro, a existência dramática dos seus companheiros e nos revelam as suas aspirações mais profundas.
Este é um livro-testemunho, rico de reflexões e análises, que se dirige a todos: transeuntes confrontados com a mendicidade, profissionais e voluntários empenhados no trabalho social, responsáveis políticos, etc.

20 de Fevereiro Lisboa – 14h25 Chegada ao Aeroporto Voo Air France 1624
Comunidade Vida e Paz - Acolhimento pela entidades promotoras da visita

21 de Fevereiro – Lisboa - Comunidade Vida e Paz

22 de Fevereiro - Lisboa - 18h00 no Auditório do Instituto S. João de Deus - Apresentação do Livro “Quando o Excluído se torna o eleito”.

23 de Fevereiro –Lisboa - Comunidade Vida e Paz

24 de Fevereiro – Setúbal- Cáritas diocesana - Colóquio “Ao Encontro de Uma Experiência com os Sem Abrigo”

25 de Fevereiro – Setúbal - Cáritas diocesana

26 de Fevereiro – Fátima - Comunicação no âmbito da Semana da Vida Consagrada

27 de Fevereiro – Porto - Cáritas diocesana e Paróquia de Aldoar - Colóquio “Ao Encontro de Uma Experiência com os Sem Abrigo”

28 de Fevereiro – Porto - Cáritas diocesana e Paróquia de Aldoar

1 de Março – Porto - Cáritas diocesana e Paróquia de Aldoar

2 de Março – Aveiro – Cáritas Diocesana - Colóquio “Ao Encontro de Uma Experiência com os Sem Abrigo”.

3 de Março – Lisboa - 15h00 a 17h00 - Reunião na sede da Conferência Episcopal Portuguesa
Reunião balanço da visita na Comunidade Vida e Paz, seguida de Celebração e de jantar com a Comunidade.

4 de Março - Lisboa - Despedida de todas as entidades promotoras da visita.
15h15 - Partida do Aeroporto Voo Air France 1625