Patriarcado prepara Quaresma 2006
2006-02-23 22:28:50

A partir da próxima quarta-feira, 1 de Março, inicia-se, com a celebração das Cinzas, o longo período que a Igreja consagra à preparação da Páscoa. Entre as muitas práticas pastorais que sustentam e alimentam a vivência quaresmal, promovidas pelas comunidades cristãs e pela Igreja no seu todo, encontram-se a tradicional Mensagem do Papa e a da generalidade dos bispos, dirigidas particularmente aos seus diocesanos.

Trata-se de dois documentos breves e coincidentes no seu conteúdo e nos seus propósitos. Num e noutro se dá particularmente relevo às exigências do desenvolvimento do mundo contemporâneo, à luz da mensagem do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja: razão acrescida para sublinhar a sua actualidade.
Como vem sendo tradição, o Cardeal Patriarca de Lisboa aproveita a sua mensagem para propor à diocese e às paróquias em particular, a finalidade da “Renúncia Quaresmal”, ou seja, dos donativos entregues à Igreja, durante a Quaresma, no melhor espírito de caridade fraterna que é uma das expressões mais significativas da vivência quaresmal.
Em 2006, esse contributo dos fiéis destina-se ao “Fundo de Apoio Inter-eclesial”, através do qual o Patriarcado de Lisboa corresponde aos múltiplos pedidos de ajuda que, insistentemente, recebe de Igrejas pobres, sobretudo as dos países de língua oficial portuguesa.
No próximo dia 1 de Março, Quarta Feira de Cinzas, o Cardeal Patriarca de Lisboa inaugura o tempo quaresmal com a “Imposição das cinzas” e Eucaristia, na Sé Patriarcal, às 19 horas.