Apresentar o Evangelho com novidade
2006-02-23 22:25:33

“O pároco deve apresentar o Evangelho com novidade aos Homens de hoje” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Manuel Barbosa, Provincial do Dehonianos, que coordenou os trabalhos da VII Assembleia anual de párocos da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), realizada em Fátima de 20 de Fevereiro até hoje (22 de Fevereiro).

Com cerca de 40 participantes, esta assembleia teve como tema central - «Solidários na Missão» - e o fundador da congregação «esteve» presente na conferência «O Pe. Dehon e a actividade paroquial». “Devemos ter mais atenção na formação aos jovens” – sublinhou o Pe. Manuel Barbosa. E acrescenta: “a mensagem do Pe. Dehon continua muito actual”. Em relação à beatificação deste, o Provincial avançou que o papa nomeou-o uma comissão que está “a fazer um trabalho de investigação” mas ainda “não temos dados sobre a data da beatificação”.
A pastoral das vocações, Juvenil, missionária e social foram quatro vertentes escolhidas para reflexão. “São sectores os principais do Programa Pastoral da Província” – disse. Estas dimensões “são importantes para a congregação e para a Igreja”. E continuou: “pedi aos párocos que participem nas semanas sociais visto que o Pe. Dehon, no século XIX e XX, também participava activamente nestas em França”.
Apesar de se assumirem como religiosos, os Dehonianos “não têm paróquias onde esteja um religioso sozinho, no mínimo vão três para uma comunidade”. Ao acolherem as paróquias – “uma das opções da congregação” -, os outros sectores também estão presentes. Ao nível das vocações – confessa o provincial – “temos tido jovens (8 noviços) que aderiram a esta proposta”.
Recentemente, os Dehonianos enviaram para Angola cinco missionários. “Talvez no próximo possamos enviar mais um ou dois para esta missão” junto a Luanda – realça o Pe. Manuel Barbosa.