Cristãos procuram data comum para a celebração da Páscoa
2006-02-20 22:20:39

As Igrejas cristãs de todo o mundo desejam encontrar uma data comum para a celebração da Páscoa. Esse voto foi deixado em Porto Alegre, durante a IX Assembleia do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), que congrega mais de mil participantes em representação de cerca de 500 milhões de fiéis.

A Páscoa é a primeira festa cristã em importância e antiguidade, pelo que não admira que já no Concílio de Niceia no ano 325, haja prescrições sobre o prazo dentro do qual se pode celebrar a Páscoa, conforme os cálculos astronómicos (primeiro Domingo depois da lua cheia que se segue ao equinócio da primavera): de 22 de Março a 25 de Abril.
Estas datas têm como referência, entre nós, o chamado “calendário gregoriano”, introduzido em 1582 pelo Papa Gregório XIII. Contudo, as Igrejas de rito Bizantino, para a celebração da Páscoa, seguem até hoje o “calendário juliano”, que apresenta um atraso de 13 dias em relação ao nosso calendário civil.
A proposta de se procurar uma data comum já tinha sido manifestada pela Igreja Católica e foi bem acolhida pelo Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos. “Esta proposta e o reconhecimento mútuo do Baptismo seriam passos enormes”, adiantou, em conferência de imprensa.
A proposta que se discute seria a fixação do primeiro Domingo de Abril como o Domingo de Páscoa.
O Cardeal Kasper destacou também o bom relacionamento entre a Igreja Católica e o CMI. “Não somos membros, mas somos muito bons parceiros do Conselho Mundial de Igrejas”, referiu.