paroquias.org
 

Notícias






Bento XVI promove mudança surpresa na Cúria Romana
2006-02-15 23:55:04

A sala de imprensa da Santa Sé anunciou esta manhã a nomeação do Arcebispo Michael L. Fitzgerald como Núncio Apostólico no Egipto e Delegado da Santa Sé junto da Liga Árabe.

Bento XVI decide, assim, mudar o presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, encarregando-o de uma nova missão, particularmente delicada num momento em que é evidente o choque entre o mundo ocidental e o mundo islâmico.
No dia 21 de Abril do ano passado, pouco tempo após a sua eleição, Bento XVI confirmara na presidência dos Dicastérios da Cúria Romana todos os que desempenhavam esses cargos até ao período da Sé Vacante, em que tiveram de colocar os seus lugares à disposição do novo Papa.
A única mudança numa chefia de um Dicastério da Cúria Romana tinha sido a nomeação do prefeito para a Congregação para a Doutrina da Fé, Arcebispo William Joseph Levada, mas neste caso o cargo tinha ficado vago pela eleição do Cardeal Joseph Ratzinger como Bento XVI. Proximamente deverá ser anunciado, portanto, o nome do sucessor do Arcebispo Fitzgerald à frente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso.
D. Michael Louis Fitzgerald nasceu em 1937 e fazia parte dos chamados “Padres Brancos”, missionários de África, antes de entrar ao serviço da Cúria Romana, já em 1987, como secretário do referido Conselho Pontifício. João Paulo II confiou-lhe a presidência do Dicastério para o diálogo com as outras religiões em Outubro de 2002.
Como presidente deste Conselho, assinou várias mensagens dirigidas aos muçulmanos, por ocasião do Ramadão. No texto do ano passado, D. Fitzgerald escreveu que era necessário “reforçar o nosso compromisso comum para construir boas relações entre as pessoas de religiões diferentes, promovendo o dialogo cultural”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia