Bragança-Miranda tem novo Bispo
2001-06-16 19:09:43

“Estou disposto a trabalhar para a edificação desta igreja local de Bragança-Miranda”. Foi a disponibilidade manifestada por Frei António Montes Moreira, quando recebeu a nomeação por parte da Santa Sé para presidir aos destinos da diocese de Bragança-Miranda.

Aquele sacerdote que actualmente se encontra a exercer as funções de Director do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, em declarações à Agência ECCLESIA, afirmou ter acolhido esta missão como “uma interpelação que o Senhor lhe faz para ser melhor cristão a fim de poder ser melhor bispo”. Questionado sobre as linhas de orientação que pensa seguir para a sua acção pastoral, Frei António Montes Moreira apontou a última Carta Apostólica do papa João Paulo II, “Novum Millenium”, como um bom programa, através do qual irá procurar que os cristãos de Bragança-Miranda “possam reflectir cada vez mais sobre o rosto transfigurado de Cristo”.
O Pe. António Montes receberá a sua ordenação episcopal no dia 14 de Outubro, substituindo D. António Rafael, que por limite de idade resigna nas suas funções de Prelado da diocese de Bragança-Miranda.
Frei António Montes Moreira nasceu a 30 de Abril de 1935, em Fortunho, S. Tomé do Castelo, distrito de Vila Real. Tendo entrado na Ordem Franciscana, fez a sua profissão de votos perpétuos a 24 de Outubro de 1957 e recebeu a ordenação sacerdotal a 13 de Julho de 1958. Nesse ano foi para a Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, onde se doutorou em 1964, com a tese Potamius de Lisbonne et la controverse arienne, sobre a vida, os escritos e a doutrina do, primeiro bispo conhecido de Lisboa., Potâmio, em meados do sec. IV.
António Montes colaborou também activamente na implantação da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, como primeiro secretário da Faculdade de Teologia. Além de organizar os serviços administrativos de diversos cursos, foi também o primeiro Director do Centro de Estudos de História Religiosa depois da incorporação desta unidade de investigação na UCP.
Na sua Ordem religiosa desempenhou cargos de governo e de animação pastoral, dentro e fora do país, dos quais destacamos: Conselheiro Provincial, (1969-1975 e 1978-1981), Superior Provincial (1984-1991), Conselheiro Geral em Roma (1991-1997) e Visitador Geral dos Franciscanos da Terra Santa (1997-1998).
Actualmente o Pe. António Montes além de ser o Director do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, exerce também as funções de membro do Conselho Presbiteral de Lisboa.