Opus Dei nega boicote à versão cinematográfica do “Código Da Vinci”
2006-02-14 21:46:49

O Opus Dei voltou hoje a negar que esteja a promover qualquer boicote ao filme baseado no romance "O Código Da Vinci".

“Não temos nenhum desejo de entrar em polémicas, não vai haver boicotes ou acções semelhantes. Continuaremos a encarar esta situação com uma atitude de transparência, serenidade e espírito construtivo”, assinala um comunicado de imprensa do Gabinete de Informação do Opus Dei em Roma, enviado à Agência ECCLESIA.
Para os membros da Obra fundada por S. Josemaria Escrivá, o "Código Da Vinci" apresenta uma “imagem deformada da Igreja Católica”, mas esta publicidade em volta do livro e do filme são consideradas “uma boa oportunidade para mostrar a autêntica realidade da Igreja”.
O comunicado lembra que muitas pessoas “ficaram sentidas pelo pouco respeito que ‘O Código Da Vinci’ manifesta pelas crenças dos cristãos”, convidando-as “a manifestar o seu inconformismo de uma forma serena e construtiva”.
Nesse sentido, o texto dá a conhecer algum projectos de educação ou de cooperação realizados em África, como o "Harambee 2006" - quatro projectos promovidos por católicos nesse Continente, dois deles por membros do Opus Dei.
“Informar sobre as actividades de solidariedade dos católicos em África é um modo de conseguir que a discussão pública provocada pelo ‘Código Da Vinci’ não se torne uma polémica estéril”, assegura o Opus Dei.
O comunicado conclui com um pedido à Sony-Columbia, esperando que, na versão final do filme, “não haja referências que possam ferir os católicos”. “Essa decisão seria um gesto conciliador muito apreciado, precisamente nestes momentos em que todos lamentamos as penosas consequências da intolerância”, aponta o Opus Dei.