Papa faz consultas sobre integristas
2006-02-14 20:51:35

O Papa Bento XVI fez ontem consultas aos responsáveis de todos os serviços do Vaticano sobre o eventual regresso à comunhão com a Igreja Católica do grupo integrista fundado por Marcel Lefèbvre, a Fraternidade São Pio X.

Na reunião, cuja agenda não foi tornada pública e que aconteceu pela primeira vez desde que Bento XVI foi eleito, em Abril de 2005, o tema terá sido abordado, na sequência de outro encontro que o Papa teve em 29 de Agosto do ano passado com o superior deste grupo, o bispo Bernard Fellay. Nenhuma decisão terá sido tomada, mas o tema poderá de novo ser abordado daqui a um mês, noticiam as agências.
A fraternidade foi fundada por Lefebvre, que morreu em 1991, e recusa os ensinamentos do Concílio Vaticano II, o ecumenismo e o diálogo com as outras religiões. Ao mesmo tempo, defende o direito de celebrar a missa em latim. A decisão de Lefebvre de ordenar bispos sem consentimento do Papa provocou a ruptura automática, em 1988.
Bento XVI pretenderá agora reintegrar aquele grupo na Igreja Católica, criando uma prelatura pessoal, um estatuto semelhante ao da Opus Dei, cujo superior é nomeado directamente pelo Papa.

Fonte Público