Controlo da Santa Sé sobre Fátima é
2006-02-14 09:50:36

O controlo do Vaticano sobre o Santuário de Fátima, ao nível teológico e doutrinal, é uma ideia "pateta", diz o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Carlos Azevedo, reagindo às notícias do último fim-de-semana.

No sábado, o Expresso informava que o santuário português poderia "passar a ter um delegado permanente da Santa Sé com a tarefa de "vigilância teológica"". Carlos Azevedo recusa esta possibilidade, dizendo que em Itália, onde isso acontece nos santuários mais importantes, o caso é diferente: "O Papa é o primaz [de Itália], há uma ligação muito maior" entre o que se faz nos lugares de peregrinação religiosa e o Vaticano.
Carlos Azevedo diz que esta confusão surgiu por causa das notícias, "também já desmentidas", de que a Santa Sé não teria gostado da realização de um encontro sobre diálogo inter-religioso em Fátima. Também o Dalai Lama e um grupo de hindus foram rezar ao santuário - uma situação que não era inédita: o próprio Papa João Paulo II convidou o Dalai Lama para rezar num encontro na Basílica de São Pedro, em Roma.
Essas notícias "causaram" algum burburinho junto do Vaticano e este quis saber o que se passara. Mas "a Santa Sé está totalmente confiante nas pessoas de cá", assegura o porta-voz da CEP.
Já quanto à existência de um conselho do santuário, que teria a participação dos arcebispos de Braga, Évora e Lisboa (o patriarca), Carlos Azevedo diz que essa decisão deverá ser tomada em Abril. A CEP retomará, a ser aprovada esta mudança do estatuto do santuário, um órgão que já existiu nos anos 50, mas que, com o tempo, foi deixando de se reunir.

Decisão sobre novos
estatutos em Abril
Este conselho de governo - do qual faria parte ainda o bispo de Leiria-Fátima e o reitor do santuário - teria a seu cargo apenas as "grandes decisões", diz o porta-voz. No caso, projectos como a construção da Igreja da Santíssima Trindade, que está em fase de conclusão, passaria obrigatoriamente por esse organismo e não seria tomada autonomamente pelo bispo de Leiria e pelo reitor. Já quanto às decisões do dia-a-dia, elas continuarão apenas sob a responsabilidade do bispo da diocese e do reitor.
A decisão sobre os novos estatutos do santuário será tomada pela CEP na assembleia plenária de Abril. O Vaticano terá, depois, uma última palavra sobre o assunto.
No próximo fim-de-semana, o papel do santuário enquanto lugar de acolhimento estará também em debate em Fátima. Inserido no programa dos 90 anos das aparições, as jornadas decorrem sexta e sábado, e propõem-se debater como acolher melhor os peregrinos e o actual contexto de mudança cultural. No domingo, os restos mortais da Irmã Lúcia, a vidente de Fátima que morreu no ano passado, serão trasladados de Coimbra para Fátima.

António Marujo

Fonte Público