Bento XVI encontrou-se com os chefes dos Dicastérios da Cúria Romana
2006-02-14 07:06:52

Bento XVI encontrou-se esta manhã com os chefes de todos os Dicastérios da Cúria Romana. A sala de imprensa da Santa Sé, que dá conta do encontro, não avança com mais dados sobre o mesmo.

Esta notícia vem confirmar o que fora avançado pela imprensa italiana sobre os esforços de aproximação do Papa à Fraternidade São Pio X, fundada pelo Arcebispo Marcel Lefebvre, que poderia levar Bento XVI levantar a excomunhão de João Paulo II, datada de 1988, contra os Bispos da Fraternidade.
Esta reunião com os presidentes dos vários Dicastérios da Cúria Romana teria tido a intenção de analisar as hipóteses de levantar a excomunhão.
O Bispo Bernard Fellay, superior geral da Fraternidade, foi recebido por Bento XVI no dia 29 de Agosto de 2005, num encontro marcado pelo “desejo de chegar à perfeita comunhão”, segundo comunicado oficial da Santa Sé.
Fellay e outros três Bispos foram excomungados a 2 de Julho de 1988, por terem sido ordenados “ilegitimamente” no seio da Fraternidade, por parte do Arcebispo Lefebvre. A carta apostólica “Ecclesia Dei”, de João Paulo II, constatou que esta ordenação de Bispos (a 30 de Junho de 1988) constituiu “um acto cismático”.
Os contactos têm sido conduzidos pelo Cardeal Darío Castrillón Hoyos, presidente da Comissão Pontifícia “Ecclesia Dei”, criada na sequência dos factos acima relatados. Esta Comissão tem como objectivo “facilitar a plena comunhão eclesial” dos fiéis ligados à Fraternidade fundada por Monsenhor Lefebvre, “conservando as suas tradições espirituais e litúrgicas”, em especial o uso do Missal Romano segundo a edição típica de 1962 - a Missa Tridentina.
Já enquanto Cardeal, Joseph Ratzinger tinha conseguido assinar um protocolo, a 5 de Maio de 1988, com o Arcebispo Lefebvre. Agora, um projecto de novo acordo instituiria para a Fraternidade uma “administração apostólica”, dependente directamente do Papa.

Cúria Romana
A Cúria Romana, na sua actual organização, provém de 1988, a partir da constituição Apostólica Pastor Bonus (28.06.1988) promulgada por João Paulo II. “A Cúria Romana, por meio da qual o Sumo Pontífice costuma dar execução aos assuntos da Igreja universal, e que desempenha o seu múnus em nome e por autoridade do mesmo para o bem e serviço das Igrejas, consta da Secretaria de Estado ou Papal, do Conselho para os negócios públicos da Igreja, das Congregações, dos Tribunais, e de outros organismos, cuja constituição e competência são determinadas por lei peculiar”, refere o Cânone 360 do Código de Direito Canónico.

SECRETARIA DE ESTADO

CONGREGAÇÃO PARA O CLERO
Prefeito: Cardeal Darío Castrillón Hoyos
Secretário: D. Csaba Ternyák