Cristãos procuram cidadania que dignifique o trabalho
2001-06-16 19:03:34

A globalização e desorganização do trabalho, desemprego, precaridade, salários baixos, trabalho infantil e cidadania são algumas das realidades que marcam a vida dos trabalhadores portugueses.

Durante três dias, cerca de cem militantes da Liga Operária Católica (LOC) estão reunidos no Porto, a construir um plano de acção para o próximo triénio, definindo iniciativas tendentes a atenuar os problemas que se deparam ao mundo laboral.
Sob o lema "Dignificar o trabalho, construir uma cidadania activa", líderes de equipas nacionais e diocesanas da LOC estão reunidos, até amanhã, na Casa Diocesana de Vilar, no 11.º Congresso Nacional daquele movimento de trabalhadores cristãos.
Sobre as mesas de trabalho está um documento de orientação, com os objectivos gerais que vão nortear os militantes nos próximos três anos, aprovado em Março último, em Fátima, durante o encontro nacional do movimento. Agora, cabe aos congressistas delinear um plano de acção que sirva de contributo ao combate dos muitos problemas que se deparam à classe trabalhadora.

Mudar mentalidades
Glória Cardoso, vice-coordenadora da LOC, disse ao JN que o congresso pretende criar as linhas de acção que levem à dignificação do trabalho e a uma cidadania activa.
"Há poucos hábitos de participação activa e, por isso, temos que mudar as mentalidades e fazer ver que a cidadania não termina quando votamos", salientou.
O plano de acção que vier a ser aprovado deverá conter, entre as tarefas a realizar, a promoção do emprego e a denúncia do desemprego e do trabalho precário, acção contra o trabalho infantil, reivindicação de uma vida digna para reformados e idosos, desafio da participação democrática e a valorização e defesa da família.
Os congressistas vão, ainda, eleger os novos coordenadores para o novo triénio e participar em actividades de carácter cultural. Entre estas incluem-se visitas à Ribeira e Centro Histórico do Porto e a organização de uma noite cultural, que contará com as iniciativas das 12 dioceses ali presentes.

Fonte JN