paroquias.org
 

Notícias






Fascínio por Jesus sai dos limites das igrejas
2006-02-13 09:19:10

O "fascínio pela figura de Jesus ultrapassa claramente os fóruns das igrejas" e essa é uma das motivações para a escolha do tema da Semana de Estudos Teológicos, que hoje se inicia em Lisboa. Essa é a justificação dada por Alfredo Teixeira, da direcção da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (FT/UCP), que organiza a iniciativa.

Até sexta-feira, a partir das 17h30 (terça às 17h00), especialistas de diferentes áreas tratarão um aspecto de O dossier Jesus, título dado à semana de estudos. Paralelamente, amanhã de manhã realiza-se a primeira sessão de um seminário internacional dedicado ao tema O Jesus histórico - perspectivas sobre a investigação recente.
"Há um interesse contemporâneo pelas questões religiosas e pela figura de Jesus" que se manifesta em livros, filmes, obras de arte, diz Peter Stilwell, director da FT. "Mas nem tudo é de grande qualidade", afirma. "E para lá do esotérico, da new age e do sentimento espiritual, há também propostas de leituras diferentes em torno de Jesus e da sua vida."
Alfredo Teixeira acrescenta que a centralidade de Jesus se mantém no cristianismo, mas o acesso à sua figura "tem contornos distintos dos que antes conhecíamos: pode ser acolhida sem o contexto eclesial que a enquadrava."
Daí que a semana de estudos se proponha tratar temas como os evangelhos apócrifos da Biblioteca de Nag Hammadi (publicada recentemente em português), as certezas e enigmas sobre a figura histórica de Jesus, a iconografia e a música como formas de mediação teológica ou a actualidade de Cristo.
No seminário internacional dar-se-á prioridade ao estado da investigação sobre a figura histórica de Jesus. A questão atravessa a teologia desde o século XVIII e reflecte a "modernidade do tema", tendo em conta o diálogo entre a racionalidade e o acesso pela fé que ela reflecte, diz Alfredo Teixeira.
O catalão Armand Puig i Tarrech, exegeta bíblico, que tem estudado as sociedades do Mediterrâneo antigo, iniciará este ciclo. O croata Frédéric Manns (6 de Março), que tem estudado o contexto judaico do surgimento do cristianismo, e os portugueses Joaquim Carreira das Neves (5 de Abril) e José Tolentino Mendonça (10 de Maio) serão os outros intervenientes.

António Marujo

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia