Igreja prepara saída de quatro bispos
2006-02-12 12:56:57

QUATRO bispos portugueses vão ser substituídos por terem atingido o limite de idade. A primeira substituição deverá ocorrer na diocese de Leiria-Fátima, precisamente para fazer face à vontade da Santa Sé de alterar o estatuto do Santuário e reforçar a componente teológica do perfil do futuro prelado.

Segundo fontes eclesiásticas, o lugar de D. Serafim Ferreira e Silva poderá ser ocupado pelo actual bispo de Viseu, D. António Marto ou por D. Anacleto Gonçalves, o bispo auxiliar de Lisboa mais recentemente escolhido pelo Patriarca. Ambos os prelados correspondem ao currículo desejado por Roma. O bispo de Viseu é doutorado em Teologia Sistemática e o auxiliar de Lisboa é doutorado em Exegese bíblica e licenciado em História, Teologia e Ciências Bíblicas.

Os outros três prelados a deixarem as respectivas dioceses são D. Armindo Coelho, do Porto, D. António Marcelino, de Aveiro e D. Teodoro de Faria, do Funchal. Todos completaram 75 anos, idade-limite para o exercício do cargo. As consultas para avaliar os candidatos aos lugares deixados em aberto já foram realizadas, antes do Natal, pelo Núncio Apostólico em Lisboa, monsenhor Alfio Rapisarda. A decisão final, porém, ainda não foi tomada, dado o facto de o representante da Santa Sé ter sofrido um acidente vascular cerebral.

Fonte Expresso