paroquias.org
 

Notícias






Alto do Lumiar ouve patriarca falar sobre a fé
2001-06-16 18:58:09

"Aceitemos este Jesus escondido, este corpo de Cristo que é dado para nós. Esta presença silenciosa do Deus vivo que nos pode abrir caminhos de amor, discreto mas profundo, grandioso no horizonte que nos abre".

Eis algumas das palavras proferidas pelo cardeal patriarca de Lisboa, na missa campal de ontem no Alto do Lumiar, onde deixou a mensagem da "fé na eucaristia" e participação dos fiéis, nas comemorações de mais um dia do Corpo de Deus.
A ouvi-lo esteve uma atenta massa humana de largas centenas de pessoas, ladeada por prédios com muitas varandas engalanadas com colchas. Juntos, à volta do patriarca, dezenas de irmandades, congregações, sacerdotes e movimentos espirituais ou apostólicos, povoavam o recinto e mostravam o seus estandartes.
"A eucaristia é o mais ousado mistério que Jesus nos deixou, pela simplicidade dos seus sinais: o pão e o vinho", frisou D. José Policarpo, lembrando a definição dada por Jacinta, de que a eucaristia não é mais do que "o doce Jesus Escondido, discreto e silencioso".
Uma homilia simples, que culminou com uma procissão pelas ruas Maria Helena Vieira da Silva, Manuel Marques e José da Costa Pereira, em direcção ao Hospital Pulido Valente, onde foi dada a benção ao Santíssimo Sacramento.
"Oh, verdadeiro corpo do senhor, nascido para nós da Virgem Mãe...bendita, bendita seja a divina eucaristia...", entoava o cordão humano, à passagem pela Alta de Lisboa, empreendimento do Alto do Lumiar onde deverá ser construída a nova catedral, segundo revelou ao JN fonte próxima do patriarcado.
Trata-se de uma urbanização de forte densidade populacional, uma "autêntica cidade", que deverá acolher cerca de 50 mil potenciais fiéis.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia